Quando o medo de falar inglês transforma-se em fobia

Começo o texto falando que o objetivo desse post não é DIAGNOSTICAR ninguém: para isso existem os profissionais especializados 😉 O objetivo é apenas esclarecer alguns pontos sobre o tema.

Há uns dias atrás postei no nosso perfil do Viajante Sem Mala (https://www.facebook.com/viajante.s.mala), a seguinte mensagem aos nossos amigos:

“Tenho ouvido muita gente falando sobre a dificuldade em aprender inglês sobre TRAUMAS em relação ao idioma e no quanto ficam frustradas quanto a não falarem o idioma. Baseada nisso, estou preparando um post que fala quando o problema de aprendizagem do idioma é uma DOENÇA! Sim, isso mesmo. É chamada de FOBIA SOCIAL e não atinge apenas problemas como o de falar outros idiomas. Vai além disso e vou contar tudinho. E sim, existe tratamento para isso \o/ Vou colocar também uma lista de lugares que oferecem tratamento GRATUITO ou a baixo custo 😉 Fiquem ligados! Se alguém tiver alguma dúvida quanto a isso e quiser me mandar mensagem inbox, posso responder a dúvida no próprio post”.

Depois dessa mensagem, recebi em menos de 1 hora QUINZE MENSAGENS privadas de pessoas me relatando que:

– foram diagnosticadas com Fobia Social e/ou

– tem muita dificuldade para aprender o inglês e que nunca conseguem terminar um curso.

Uma coisa é você ter vergonha e outra é você ter MEDO. E é aí que entra o diagnóstico de FOBIA SOCIAL.

fobia social

(Fonte da foto:   http://behavenet.com/social-phobia)

Então o que seria a fobia social para o caso do inglês?!

– Medo de falar inglês com UMA PESSOA ou com VÁRIAS.

– Medo de ser julgado/observado/avaliado: de que está falando errado e que a outra pessoa não vai entender e você vai passar vergonha.

– Medo de ser corrigido (pois, o pensamento é de que isso significando que a pessoa é BURRA)

Quando exposta a uma situação onde é solicitada a falar inglês, a pessoa pode sentir-se diminuída, embaraçada ou “humilhada” por seu desempenho (seja acadêmico ou não).

Esse tipo de problema acaba limitando a vida das pessoas, principalmente no que se refere a sua interação social (já que a pessoa evita o contato e/ou situações onde precise falar o idioma).

Além da pessoa sentir o desconforto e o embaraço, também pode apresentar sintomas físicos como tremedeira, sudorese e a impossibilidade de manter contato visual.

Algumas pessoas até conseguem enfrentar um curso de inglês, mas costuma ser com muita dificuldade e sem muita motivação. É bem comum muitas abandonarem o curso por apresentar uma ansiedade antecipatória.

Fobia específica ou fobia social?

O diagnóstico vai depender de quem avaliar, mas o tratamento é bem semelhante. Aqui nos EUA, a maioria dos meus colegas diagnosticam como FOBIA SOCIAL.

Tratamentos disponíveis:

Os mais comumente usados são as terapias psicológicas e a medicação (esta atua principalmente nos sintomas físicos decorrentes da exposição à situação, ou seja, evita a sudorese, o tremor, etc).

Há várias abordagens disponíveis que se propõem a tratar este tipo de problema. Cabe ao cliente procurar a abordagem que mais combina com a sua personalidade.

Se não tratado o problema, o que pode acarretar na vida da pessoa?

Já tratei casos onde o cliente perdeu oportunidades de trabalho (porque não consegue seguir com o inglês adianta e precisava do inglês fluente) e oportunidades de viagem (por medo de não conseguir se comunicar).

Vale ressaltar algo: algumas pessoas possuem mais facilidade com idiomas. Isso é FATO! E muita gente acaba com preguiça e não termina o curso porque não consegue enxergar o que a fluência em um idioma trará de benefícios em sua vida. Tudo é questão de meta e foco. Já ouvi muita gente falar: ah, queria tanto falar inglês fluente como você. E eu respondo: ESTUDE! Foi isso que eu fiz 🙂 E é o que tudo mundo que fala fluente fez. Não tem segredo nenhum 😉

E você? Tem problema também com o inglês? Conta aqui para a gente 🙂

Advertisements

4 thoughts on “Quando o medo de falar inglês transforma-se em fobia

  1. Estou enfrentando alguns problemas no meu curso de inglês, ao decorrer dele eu adquiri medo de ir ao curso, por nós níveis anteriores a esse que eu já passei e no que eu estou. Eu não sabia responder algo e todos ficavam rindo pois só eu não sabia ou quando a professora perguntava e eu não sabia o que ela tinha perguntado ou não sabia responder.
    Horas antes de eu ir pro inglês fico muito nervosa, desmotivado, começo a suar frio e tremer um pouco, queria uma ajudá, e saber o que devo fazer?!.

    Liked by 1 person

    • Você poderia procurar uma avaliação com um psicólogo (ou psiquiatra) para ver se você está com Fobia Social ou Fobia Específica. Eu indico o tratamento com a Terapia Cognitivo-Comportamental, pois é um tratamento mais rápido e efetivo para este tipo de problema. Boa sorte!

      Like

  2. Tenho enfrentado problemas bem sérios no meu aprendizado de Inglês. Estou na Florida e preciso falar inglês e tenho fobia de falar com as pessoas, eu desvio os meus olhos eu ate atravesso a rua para não ter q falar com alguém. Isso tem acabado comigo. Hoje mesmo, passei por uma situação terrível, tive que pegar um documento na sala do lado da minha(onde eu estou as pessoas falam somente Ingles , espanhol ou russo) e eu entrei em pânico, suei, tremedeira começou, dai sim que eu travei, eu fiquei tao nervosa, em pânico… Me senti humilhada, arrasada…Tenho chorado muito, pois eu necessitoooooo aprender , mas não consigo conversar em ingles nem a o menos tentar.To tão frustada e precisando de ajuda. Alguém me aconsdelha algo?

    Liked by 1 person

    • Michele, procure um terapeuta que trabalhe na área de Terapia Cognitivo-Comportamental. É a terapia mais eficaz para este tipo de problema. Eu tinha isso e estou curada. Sou psicoterapeuta e hoje faço terapia não só em inglês mas também em espanhol. É possível superar isso, mas no seu caso, eu aconselho procurar ajuda especializada, pois como você mesma disse, já é uma fobia. Abraços e boa sorte!

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s