Algumas destas dicas eu só aprendi quando já estava morando aqui:
* Quando você compra o bilhete do metrô (metrocard), a máquina mostra na tela a pergunta se você deseja o recibo ou não. Muita gente não se dá nem ao trabalho de responder: pega o bilhete, vira as costas e vai embora. Se você comprar o bilhete MENSAL, não deixe de pegar este recibo, pois caso você perca o seu metrocard, você pode ligar para a MTA e pedir para cancelar aquele bilhete. Nesse caso, eles retornam para você o dinheiro referente ao restante do cartão (dos dias que você ainda iria usar). Isso significa que você não sairá totalmente no prejuizo. Isso só será possível se você comprar o bilhete usando um cartão de crédito, pois eles rastrearão no sistema deles a sua compra e retornarão para este cartão. Você tem direito a este “serviço” grátis 1x por ano. Caso perca 2 vezes, eles cobram uma taxa e deduzem do valor a ser devolvido. Meu marido perdeu o cartão, ligamos no telefone que consta no recibo e recebemos o dinheiro de volta referente ao período restante do cartão.
* Não guarde seu bilhete junto a chaves, cartões de créditos e celulares, pois estes objetos desmagnetizam o seu bilhete e é uma dor de cabeça resolver este problema com um funcionário da MTA.
* Quando você compra o bilhete ilimitado, você precisa dar um intervalo de 18 minutos entre uma viagem e outra. Do contrário, quando você tentar usá-lo, aparecerá na roleta a seguinte mensagem: JUST USED.
* Atualmente, a MTA cobra U$1,00 por bilhete. Veja a validade do seu cartão e, caso planeje uma viagem a NY antes da data de validade do cartão, guarde o seu cartão para uso futuro. Do contrário, você pagará novamente 1,00 da próxima vez que comprar outro bilhete.
* Todos os passageiros tem direito a um mapa do metrô. Procure a cabine de vendas que algumas estações possuem e peça o seu mapa. Já vi gente que COMPROU na rua por U$2.00
* Se você estiver dentro do vagão do metrô e alguém vier fazer um “show”, caso você queira gravar ou tirar foto, não se esqueça de deixar uma gorjeta (tip) para a pessoa. Este é o trabalho dele.
* Evite encarar pessoas no metrô, principalmente aquelas que você vê que não estão em suas funções mentais normais. Se você tiver algum pressentimento ruim em relação a alguma pessoa, mude de lugar.
* Se você está grávida, não tenha a certeza de que todas as vezes que você embarcar no vagão, você conseguirá um lugar para sentar. Quando eu estava grávida, algumas vezes, só faltava esfregar a barriga na cara da pessoa e ela fazia cara de paisagem. Asiáticos são os piores em relação a isso. Também te derrubam na entrada do vagão (independente de você estar grávida ou não).
* Pelo amor de Deus, nas plataformas existe uma linha amarela no chão para a sua proteção. FIQUE ATRÁS DA LINHA AMARELA. NY é uma cidade cheia de loucos (isso vale um outro post) e tem gente que empurra. É sério!!! No calor aqui, já teve gente que caiu nos trilhos porque desmaiou devido ao calor.
* Ahhhh, isso que vou falar agora é MUITO IMPORTANTE: quando você for utilizar a escada rolante, não só no metrô, mas em lojas, etc, mantenha a sua DIREITA. A esquerda é utilizada por aquelas pessoas que estão atrasadas e/ou não tem paciência de esperar a escada chegar até o topo. Isso não é obrigatório, mas é uma cortesia. Imagine que um dia VOCÊ poderá estar andando do lado esquerdo
Se eu me lembrar de mais alguma coisa, venho aqui atualizar o post.
Cris suas dicas são maravilhosas. Eu anoto todas.
LikeLike
Obrigada, querida! Espero que elas sejam bastante utéis na sua próxima viagem!
LikeLike
Ai como quero ir a Nova York e ficar aí na sua casa. Estou no planejamento e guardando dim dim. Adoro suas dicas. bjs
LikeLike
Obrigada, querida! Será um prazer recebê-la aqui! Beijão
LikeLike
Quem nunca andou de metrô e ler essas dicas vai morrer de medo. hahahahaha
Mas to vendo q metrô é igual é todo lugar, cheio de gente mal humorada.
LikeLike
Hahahahaha…mas é para morrer de medo mesmo. Brincadeira: é só para que a pessoa não fique tão distraída. Aqui é cidade grande!
LikeLike
Mais um post interessante e importante. Parabéns.
Subir a escada rolante pela direita é normal. Se você for a Londres isso é (praticamente) obrigatório!!
Aproveito para perguntar se há algum “truque” para encontrar voos baratos desde a Europa para NY. Quero ir de Portugal em fim de Março de 2015 para aproveitar a Páscoa.
Obrigado.
LikeLiked by 1 person
Obrigada pelo seu comentário, Antonio.
Sobre o truque, eu já vi que alguns turistas conseguem fazer um stopover de algumas cidades da Europa, como Itália, por exemplo. Assim, você não precisa pagar outra passagem e a sua conexão será em NY 😉
LikeLike
Pingback: [Viagem] Entendendo o metrô de Nova York – Parte 1 | Blog da Cyn ✿