Dica de NY: o que fazer e o que evitar

Para escapar de algumas pegadinhas aqui na área, favor prestar atenção a alguns quesitos:

– Pessoas que você acaba de conhecer não costumam trocar beijos. É um aperto de mão e olhe lá.

– Caso você queira responder alguma pergunta feita, diga yes ou movimente a cabeça positivamente. Fazer o sinal de positivo com o polegar não significa NADA (a menos que a pessoa saiba que isso quer dizer positivo para os brasileiros. Caso contrário, ela não vai entender o que você quer dizer com esse gesto)

– No Brasil, temos o costume de pedir licença e colocar a mão na pessoa. NUNCA FAÇA ISSO aqui. Nas lojas, você verá que as pessoas dizem EXCUSE ME bem antes de chegar perto de você.

– Evite comprar naquelas lojinhas pequenas da região da 34 até 50 street. Eu sempre falo sobre isso para as pessoas e algumas ainda decidem comprar por lá. Encontrei esse blog no qual a pessoa fala a mesma coisa que eu costumo falar. Vale a pena dar uma lida no post (http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=182&t=1763). O post é para eletrônicos, mas estas lojas pequenas também vendem relógios e outros objetos de desejo dos turistas. FUJA DESTAS LOJAS.

– Algumas pessoas acabam caindo na cilada daquelas plaquinhas em lojas dizendo: “going out of business” ou “lost our lease”. Estas lojas (posso dizer em 99% dos casos) NÃO ESTÃO FECHANDO. O objetivo é simplesmente atrair turistas. Tinha uma loja de jóias aqui na minha vizinhança que, por 7 anos, manteve uma placa assim.

– NUNCA fique parado na esquina de uma rua. Lembre-se que você está turistando mas muitas pessoas estão trabalhando e, aqui geralmente estamos sempre correndo. Odeio quando tenho que atravessar uma rua com o carrinho e um grupo de pessoas está parado exatamente na parte rebaixada da calçada e você não tem por onde passar.

– Quando quiser pegar um ônibus, basta ficar no ponto que ele irá parar para você (não precisa esticar o braço  )

– Quando entrar em um taxi, preste atenção no nome e número de licença do motorista. Se possível, tire uma foto. Primeiro, pode servir para você reclamar sobre o motorista para órgão competente. Segundo, caso você esqueça algo no taxi, é possível recuperar os seus pertences sabendo em qual taxi você deixou. EVITE os táxis clandestinos, pois eles não são regulamentados e podem cobrar o que quiserem. Também não seguem as normas de seguranças impostas aos táxis amarelinhos.

– Quando utilizar a escada rolante, mantenha a sua direita e deixe o lado esquerdo livre para que as pessoas que estão atrasadas ou não tem paciência para esperar possam utilizar este lado 

– Muita gente não sabe, mas você pode receber uma multa (como pedestre) caso atravesse na faixa mas com o sinal vermelho para você OU atravesse a rua fora da faixa. A multa é de U$70.00. Eu sempre evito atravessar quando há um guarda por perto, pois um amigo já foi multado ☹

– O preço que você vê no produto nem sempre é o preço final. Aqui pagamos os impostos em cima do produto, no valor de 8.875%. Certos alimentos e algumas lojas de roupas não cobram os impostos.

– Quando você comprar bebidas em garrafas, pagará 5 centavos de depósito pela garrafa plástica. Se você reciclar a garrafa nas máquinas de reciclagem, você recebe este valor de volta.

– Quando for a uma rede de fast food, não entre na fila a menos que você já saiba o que vai pedir. Lembre-se: TIME IS MONEY!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s