O Português do Lukinha

bilingual

 

Olá Pessoal!

Alguns meses atrás, eu escrevi sobre a questão da confusão na cabeça do Luquinha para falar inglês e português. A professora havia recomendado que eu forçasse mais o inglês dele, pois ele estava tendo muita dificuldade na escola. Escrevi sobre isso no meu Facebook e recebi uma enxurrada de comentários falando que eu NÃO deveria deixar de falar português com ele. Como eu sempre sigo o que os outros falam #sqn…decidi começar a conversar em inglês com o Lukinha. Não deixei de conversar em português com o Uka e com os meus poucos amigos daqui. Mas falava apenas 20% em português com o Lukinha.

Depois de algumas semanas, a professora relatou que ele já estava falando bem melhor o inglês e pediu para que continuasse o que eu estava fazendo com ele, para que Lukinha pudesse passar de ano. E, por fim, deu certo!

Aqui temos muito pouco contato com pessoas que falam português (incluindo o pouco contato familiar com pessoas do Brasil) e, por isso, a exposição do Lukinha restringia-se basicamente a mim, Uka e alguns vídeos em português.

Este ano, o inglês do Lukinha deslanchou e a professora nova sempre frisou como ele se destacava entre as crianças 🙂 ❤

E, de maio para cá, Lukinha…POR CONTA PRÓPRIA, passou a se esforçar mais para falar português. E acreditem, com o esforço dele e nosso, já consegue formar frases inteiras e, até se expressar emocionalmente em português 🙂

A última vez que Lukinha pisou no Brasil foi em 2012, quando ele tinha apenas 1 ano e estava começando a falar.

Sei de muitas crianças que, com a idade dele, já estão super bem no português e, até mesmo em um terceiro idioma. Mas gente, devemos seguir de acordo com o ritmo de nosso filho. Como eu disse anteriormente, português não é a lingua materna dele e, se ele estava se prejudicando na escola, por que eu deveria insistir com algo assim?!

Eu nunca desisti de ensiná-lo português, mas SIM…precisei dar um tempo no idioma para que meu filho pudesse fluir na lingua materna dele.

O meu desabafo de hoje vai principalmente para aquelas mães que são METRALHADAS na internet (como eu fui) e que precisam tomar uma decisão importante em relação ao seu filho.

Eu segui o que acreditava e deu certo. O Lukinha poderia ter desistido completamente do português, mas esse foi um risco que tomei 😉

Ontem, fui checar o boletim do Lukinha e vi que ele recebeu nota MÁXIMA no quesito COMPREENSÃO DE TEXTO. Segue a explicação da professora: “ele aplica o pensamento crítico para ampliar o entendimento de conteúdo e contexto”. Além de ter recebido nota máxima para o desenvolvimento social-emocional!!!!

Olha, criar filho longe da origem materna é difícil, mas é possível. Como dizia a minha avó: “é preciso ter ouvido de mercador para lidar com certas coisas” e isso se aplica totalmente aqui 🙂 🙂 🙂

Vejo vocês no próximo post! Byyyyyeeeeeeeeeee

 

http://www.facebook.com/viajantesemmala

http://www.instagram.com/viajantesemmala (@viajantesemmala)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s