Olá Pessoal!
Essa é uma questão que vez ou outra aparece entre aquelas pessoas interessadas em darem entrada no processo de visto O-1: será que eu preciso de um advogado para fazer o processo?
Minha resposta é SIM!
Não sou advogada, paralegal e nem trabalho na área; portanto, minha opinião é de quem já entrou com um processo e duas renovações desse visto (inclusive a última foi em dezembro de 2015).
Esse visto é um visto muito complicado, pois requer mandar muitas evidências (papéis) para embasar o processo. E não é apenas a coleta de papéis: é preciso preencher formulários e preparar o caso.
Por isso, a minha sugestão é sempre procurar um advogado ESPECIALIZADO nesse visto, que é um profissional que já está acostumado com todo o processo.
E, para isso, é preciso colocar a mão no bolso 😉
Em novembro do ano passado fizemos uma vasta busca entre bons profissionais aqui em NY e a maioria está cobrando entre 4 mil (quando o processo é fácil e a imigração não pede mais documentação) e 5 mil (a maioria pede esse valor). E esse valor é apenas dos HONORÁRIOS do advogado, SEM CONTAR as taxas da imigração.
Eu sei que é muita grana (acabamos de passar por esse processo, lembra?), mas pelo menos, temos a garantia de que, com um bom profissional por trás do processo, não vamos perder nosso tempo e nem o dinheiro pago para a imigração.
Andei lendo pela internet que o responsável pelo pagamento do visto O-1 é o contratante, mas eu particularmente nunca conheci ninguém que NÃO TENHA sido responsável financeiramente pelo seu processo.
Já ouvi falar também de UMA pessoa que fez o processo sem advogado e conseguiu. Contudo, essa pessoa era super famosa no Brasil e tinha muita documentação para provar.
A imigração teve um aumento significativo no número de pedidos do visto O-1 e, este ano, desde que estamos com este visto (2009) NUNCA demorou tanto para obtermos a resposta. Isso porque, como o visto H-1B costuma chegar ao limite de suas aplicações, alguns empregadores perceberam que é mais fácil aplicar para o visto O-1, que pode ser aplicado em QUALQUER época do ano (diferente do H-1B) e possui um número ILIMITADO de vagas.
A boa notícia que eu li é que 95% dos casos enviados por advogados são aceitos \o/
Não sei informar sobre o valor dos honorários de advogados de outros estados, mas eu acho que sempre vale a pena pesquisar (se você não precisar fazer o processo por um específico estado). A única coisa importante é que este profissional seja ESPECIALIZADO no visto, pois é muita grana para ser investida em alguém que mal sabe o que está fazendo 😉
Vejo vocês no próximo post! Byyyeeeeee
Follow us on FACEBOOK: http://www.facebook.com/viajantesemmala.com
Flollow us on INSTAGRAM: @viajantesemmala