A Loteria do Green Card – Programa de Diversidade de Vistos

dhsLogo

Olá Pessoal!

Loteria do Green Card?! Como assim?!

Tenho certeza que muita gente nunca ouviu falar dessa loteria. Eu mesma nunca participei, mas em 2004, eu entrei no site e tentei me inscrever. Precisava de uma foto e, na época, acabei deixando para lá. Aquele foi o último ano em que os brasileiros entraram no sorteio 😦 (viu só o que dá procrastinar as coisas…rs).

Como funciona essa loteria?

O green card é um cartão dado pelo governo no qual permite que a pessoa trabalhe e more permanentemente nos EUA. Não confundir com cidadania. A cidadania é possível obter depois de alguns anos morando nos EUA com o green card e não é dado automaticamente. É preciso preencher formulários, pagar taxas, fazer prova e entrevista. Todavia, nem todas as pessoas que possuem o green card desejam se tornar um cidadão americano. Basicamente, o que difere o portador do green card do cidadão é que este último pode votar e o outro não.

Anualmente, o governo dos EUA oferece um sorteio de aproximadamente 50 mil green cards para cidadãos de vários países. No site do sorteio há uma lista dos países que são elegíveis. Alguns países, como o Brasil, já não entram mais no sorteio porque o país em questão já excedeu o número de vistos disponíveis para ele.

Para se tornar elegível, o seu país precisa estar na lista de elegibilidade, o cidadão precisa ter, nos últimos 5 anos, trabalhado por, pelo menos 2 anos e o mínimo grau de instrução exigido é o segundo grau completo (o high school daqui).

Contudo, não adianta apenas ser sorteado: é preciso, após o sorteio, preencher vários formulários que são enviados pelo governo e, aí, se eles estiverem todos corretos, a pessoa é chamada para uma entrevista (num consulado americano no Brasil).

Caso a pessoa sorteada seja enfim aceita, o green card irá não apenas para ela, mas também para o cônjuge e para todos os filhos menores de 21 anos e que sejam solteiros.

Depois de expedido o green card, a pessoa tem até 6 meses para mudar-se para os EUA. Do contrário, ela perderá o direito ao green card e ele será cancelado.

Apesar do cidadão brasileiro não poder participar do sorteio, é possível participar de uma outra forma: muitos brasileiros possuem dupla cidadania e é com a OUTRA cidadania que ele poderá se inscrever (caso o país da outra cidadania esteja na lista de elegibilidade).

Como eu disse no início do texto, eu nunca participei desse sorteio, mas meu pai tem um amigo que, na época em que os brasileiros ainda eram elegíveis, foi sorteado e veio para NY. Então, isso quer dizer que o negócio funciona mesmo 🙂

Esse é o link para maiores informações: https://www.dvlottery.state.gov/

Você já recebeu o green card através da loteria ou conhece alguém que recebeu? Conta aqui para a gente 😉

Advertisements

One thought on “A Loteria do Green Card – Programa de Diversidade de Vistos

  1. Oi Carlos, realmente tem que ter “nascido” num país elegível, ou seja, você precisa ser cidadão daquele país. Tenho um amigo brasileiro que conseguiu ser sorteado nessa loteria porque também era cidadão de outro país (não me lembro qual agora). Eu não tenho muito conhecimento, pois cada ano eles vão mudando uma coisa e outra das regras. Você pode mandar um e-mail para a imigração para confirmar esta sua dúvida 😉 Obrigada pela sua mensagem. Abraços

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s