Os detectores de Metais das Lojas de NY

Olá Pessoal!

Ontem passei por um perrengue com uma cliente e, como não foi o primeiro (e tenho certeza que não será o último), decidi relatá-lo aqui e dar algumas dicas.

Sabe aquela situação quando você está saindo da loja e o detector de metal começa a soar?

Pois é! Passamos por isso hoje!

Esse problema é mais comum do que vocês imaginam e, aqui, não costuma ser uma situação vexatória como acontece no Brasil. Quando eu digo que não costuma ser, não quero dizer que não exista.

A loja que, na minha opinião, é CAMPEÃ disso é a CENTURY 21. E infelizmente, em 95% dos casos, a abordagem do funcionário não é nada educada. Na Macy’s e na Best Buy também não é incomum, mas normalmente a abordagem dos funcionários é mais relax 🙂

Quando vocês vêem aquele dispositivo cinza acoplado ao produto, fica mais fácil checar se o funcionário da loja tirou ou não aquilo da sua compra. Agora, o que falar daquela tarjinha preta que é colocada em produtos como sutiãs, calcinhas, dvds, cds, etc? A tarjinha que eu falo é esta daqui da foto abaixo:

photo

Com certeza, vocês já a viram em alguns produtos. É por causa dela que o detector soa o alarme. No momento da compra, a funcionária precisa passar o produto naquele tablet (na verdade, não sei o nome daquilo, mas parece um tablet…rs) para desativar essa tarjinha para que ela não toque na hora da saída. Muitas vezes, não sei dizer ao certo porque…simplesmente não desativa a tarjinha e você, carregando um monte de sacola e saindo da loja, tem de ouvir aquele som infernal e ser alvo do olhar de quase todos da loja, especialmente dos seguranças 😦

Minhas clientes brasileiras, ao passarem por esse tipo de situação, ficam MUITO NERVOSAS. Eu tento acalmá-las, mas muitas vezes não adianta. E lá vamos nós passar pela vistoria do funcionário. Na Century 21, tem esse detector até na entrada do banheiro.

Numa dessas minhas experiências com clientes, fui avisada pela gerente da loja que, muitas vezes, a cliente vai provar uma blusa, calça, sutiã ou calcinha e a tarjinha fica GRUDADA no corpo da cliente e ela não percebe. CLARO que, na hora de sair da loja, o alarme vai soar. Por isso, sempre que experimentar roupas, veja se nada ficou grudado no seu corpo.

Caso você seja parada na saída, mantenha a calma, tenha a nota em mãos (ou de fácil acesso) e deixe para jogar as caixas dos produtos fora DEPOIS que sair da loja (muita gente, para não ficar carregando peso – tira os produtos das caixas – eu mesma faço isso). SÓ TIRE AS COISAS DAS CAIXAS APÓS SAIR DA LOJA.

NÃO tente ajudar o funcionário a resolver o problema. Cruze os braços e espere que ELE/ELA faça o serviço. Se você achar que a abordagem da pessoa foi excessivamente rude/inconveniente, peça para falar com a gerente. Devo confessar que na CENTURY 21 isso quase nunca funciona. Na minha experiência naquela loja, os funcionários são um tanto grosseiros e seguem aquela linha de “tô nem aí para o cliente”.

Caso você compre produtos online, como BOLSAS, por exemplo, faça uma vistoria no produto ANTES de sair do hotel e veja se encontra essa tarjinha em algum lugar do produto. Uma vez, comprei uma bolsa online e a tarjinha veio na parte interna, onde tem um zíper. Nem me importei em tirá-la de lá e quando estava ENTRANDO na Century 21, o alarme disparou. Imediatamente lembrei da tarjinha e mostrei ao funcionário, que a tirou e a jogou no lixo.

Alguns destes dispositivos (não esse pequeno, mas aqueles maiores) são do tipo que, se você tentar tirar da roupa de forma incorreta, ele soltará uma tinta e estragará a sua peça. Como você não sabe se este é o caso, CHEQUE todos os produtos que você comprou antes de sair da loja, mesmo que sua sacola não tenha ativado o alarme. Essa dica é especialmente importante para quem vai para outlets. Uma opção que eu já vi em alguns lojas é você levar a nota de compra e pedir para tirarem (mesmo sendo de outra loja). Já vi vendedor recusar tirar o dispositivo da roupa (porque não tinha sido comprado naquela loja), mas também já vi funcionário fazer numa boa 🙂

Eu já nem ligo mais para estes alarmes. Quando eu vou sair da loja com sacolas, costumo passá-la primeiro e, quando o alarme soa, olho logo para o funcionário com aquela cara do tipo: “O QUE FOI AGORA”. Muitas vezes nem preciso mostrar a sacola 🙂

E vocês? Alguém tem alguma história em relação a esses detectores de metal? Conta aqui para a gente 😉

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s