Eu sempre quis entender de onde as pessoas tiram esse número MÁGICO de que o metrocard (bilhete do metrô) ilimitado custa U$29.00. Eu tenho uma teoria de que, algum dia, alguém escreveu em um blog este valor e aí as pessoas passaram a repetir sem ao menos checar no site da MTA o real valor.
Ele, na verdade, custa TRINTA dólares (U$30.00) + U$1.00 dólar (taxa de compra do cartão), totalizando U$31.00. Caso você já tenha vindo a NY e tenha guardado o seu cartão de metrô, pode reutilizá-lo e, assim, já economiza U$1.00. Se ele já tiver vencido, você insere ele na máquina e a máquina te dará um novo. Eu sei que para algumas pessoas essa diferença parece boba, mas para as famílias essa pode ser uma grande diferença.
Caso o viajante decida comprar um bilhete UNITÁRIO, ela pagará U$2.75. Caso você abasteça um cartão com pelo menos U$5.00, nesse caso será cobrado U$2.50 a viagem.
O metrô funciona 24h, PORÉM, vamos atentar para alguns fatos:
– Algumas linhas deixam de funcionar no final de semana (sábado e domingo) e também depois da meia-noite tem algumas rotas modificadas. No meu bairro, por exemplo, a linha M (laranja) não passa nos fins de semana e nem a linha Q (linha amarela) chega aqui no Queens.
– Após as 23h (ou, às vezes, até mais cedo) há uma diminuição no número de trens e, por isso, o tempo de espera é maior.
– O metrô está sempre em reparos e eles acontecem principalmente a noite e nos fins de semana. Há vários avisos dentro das estações.
– Caso o viajante chegue na estação e o metrô não esteja mais funcionando, não se desespere: geralmente há um funcionário na plataforma para ajudar com alternativas e, na grande maioria das vezes, a MTA disponibiliza um ônibus que fará o trajeto do metrô e te deixará na estação no qual você precisa descer (e sem custo $ adicional).
Para maiores informações sobre o metrô, é só clicar nesse link do site oficial deles: http://www.mta.info