Há um tempo atrás, pedi para uma amiga (Ana Sasso) escrever sobre a experiência dela de intercâmbio aqui nos EUA. O post ficou bem bacana e espero que seja de grande valia para quem está pensando em fazer o mesmo que ela fez. Elaborei algumas perguntas e ela gentilmente respondeu a todas. O texto segue na íntegra!
Sempre quis fazer intercâmbio mas, pra falar a verdade, minha vontade inicial era a de realizar trabalho voluntário com animais selvagens na África do Sul. Sou fascinada pela cultura, pelo país e um dos meus sonhos é ter contato com elefantes (rs). Como tinha acabado de terminar a faculdade de jornalismo, meu pai sugeriu que eu procurasse algo mais “universitário” e ligado a minha área de atuação, então acabei escolhendo estudar Marketing na Universidade da California, em Irvine. Sobre planejamento, acredito muito em destino e na sincronicidade – as coisas acontecem na hora que tem que acontecer. Tenho um filho de 7 anos e, por questões emocionais, foi difícil tomar a decisão de ir e seguir em frente com ela. Mas quando dei o primeiro passo, me joguei sem olhar pra trás. Por isso, quando decidi o que queria, tinha só três meses para estudar/fazer o TOEFL e conseguir toda a papelada para enviar para a UCI. Sabia que não ia ser fácil, mas corri muito e tudo acabou dando certo, sem imprevistos.
Primeiro dia de aula: na escadaria da faculdade
– Como foi a adaptação?
A varanda do nosso apartamento, a bagunça das meninas e uma das etiquetas da japa 🙂
– Quais os pontos negativos e positivos do lugar escolhido?
Só vejo um ponto negativo: o transporte público demora muuuuito. O ônibus só passa de hora em hora então, sem carro, levava muito tempo para ir pra qualquer lugar. De Irvine pra Newport, que ficava só a 10 km de casa, a gente levava 3 ônibus e 2h! Hahaha.
– O curso valeu a pena? Por que?
Muito! Eu fiz o ACP de Marketing, na UCI, como falei. Desde criança, sempre quis ser jornalista e achava que era só isso que eu sabia fazer na vida. O curso abriu meus olhos para outras possibilidades que nunca havia imaginado. Tanto que, voltando para o Brasil, decidi cursar pós graduação em Branding, algo que me apaixonei no EUA e nunca imaginei estudar. Além disso, estudar em uma universidade fora do Brasil é completamente diferente do que imaginava: os professores estavam ali para realmente ensinar e ajudar os alunos – muitos ajudavam inclusive a procurar estágios, apresentavam alunos para outras pessoas que pudessem ajudar com seus projetos pessoais… E se dispunham até a dar aulas extras para alunos que encontravam dificuldades nas matérias.
– Voltando ao Brasil, no que o curso refletiu no seu currículo?
– Que tipo de dica/recomendação/conselho você dá para quem quer fazer a mesma coisa que você fez?
– Após a experiência, você pensou na possibilidade de se mudar para os EUA? Por que?
Eu adorei o post! E vocês? Quem tiver dúvidas e quiser deixar perguntas aqui no post, a Ana terá o maior prazer em responder. E para quem quiser saber um pouquinho mais da Ana Sasso, segue o link do blog dela: http://anasasso.wordpress.com/