Inspeção Sanitária Nos Restaurantes em NY

Nova York é uma cidade conhecida não só como um lugar vibrante pela variedade de pontos turisticos a serem visitados, mas também pela sua gastronomia, já que aqui você tem disponível a culinária do mundo inteiro. Um amigo que é chef de um restaurante daqui disse que em um ano, é possível uma pessoa fazer as três refeições diárias sem repetir o estabelecimento 😉 Por isso, o Departamento de Saúde de NY tem um papel fundamental na inspeção desses estabelecimentos, a fim de permitir que as pessoas se alimentem e não corram riscos relacionados a saúde.

Os estabelecimentos que vendem comidas (restaurantes, cafés, lanchonetes, etc) recebem a visita de um inspector da vigilância sanitária de tempos em tempos. Eles vasculham tudo: entram nas geladeiras para ver como está a temperatura dos alimentos (se estão sendo bem armazenados), alimentos vencidos, limpeza do local (incluindo aqui a limpeza dos equipamentos utilizados no preparo dos alimentos, por exemplo), etc. A pontuação está sempre relacionada ao risco à saúde dos clientes. Para cada um destes pontos, eles vão dando notas de acordo com as irregularidades encontradas: na verdade, quanto mais notas o estabelecimento receber, pior para ele. Depois da inspeção, eles somam todos os pontos recebidos durante a inspecção e dão uma classificação final: A, B, C, grade pending (o estabelecimento não foi vistoriado ou ainda precisa de ajustes para receber a nota final). Dependendo do que os inspetores encontrarem, eles FECHAM temporariamente o estabelecimento e colocam um aviso em amarelo explicando o porque eles fecharam.

apronave.com

 (Fonte da foto: http://www.apronave.com)

Grade Card_GradePending_v2

 (Fonte da foto: http://media.wnyc.org/media/photologue/photos)

20120810-flushing-tour-closed-sign

(Fonte da foto: http://www.newyork.seriouseats.com)

O que acontece é que alguns dos estabelecimentos que recebem letras B ou C tentam DRIBLAR o aviso e fazem de tudo para disfarçar (as fotos dão um exemplo do que fazem). O lugar é OBRIGADO a estampar a letra logo na entrada do restaurante (e só). Aí, cabe ao cliente decidir se ele quer comer ou não lá. Já vi restaurante colocar essa notificação com a nota em uma moldura. Essas molduras costumam ser usadas para colocar os menus da porta e, por isso, alguns clientes nem percebem a nota. Muito feio isso!!!

http-::i2.wp.com:farm9.staticflickr.com http-::legalblogwatch.typepad.com

(Fonte da foto: http://www.google.com)

Essa classificação dada pela vigilância sanitária pode mudar, já que os inspectores fazem vistoria de tempos em tempos. Já vi casos onde o restaurante recebeu A e uma semana depois estava com um B na porta (me disseram que um cliente chamou a vigilância sanitária para uma nova inspeção). Eu não vou mentir: se eu vejo uma letra B na porta eu nem entro, principalmente por causa do meu filho.

Para checar qual a classificação que o restaurante que você gosta recebeu, é só acessar esse link do departamento de saúde e higiene mental de NY e colocar o nome do restaurante:

http://www.nyc.gov/html/doh/html/services/restaurant-inspection.shtml

Essas visitas da vigilância sanitária são realmente levadas a sério, principalmente pelos donos dos estabelecimentos. No início de abril deste ano, aquela famosa DOMINIQUE ANSEL BAKERY, conhecida pelos seus CRONUTS, foi fechada pela vigilância sanitária, após um cliente postar na net um vídeo feito dentro da bakery e com um rato passando pelos doces. A loja ficou fechada por 4 dias e muita gente até hoje comenta sobre esse episódio. Muitos amigos americanos que aqui residem dizem que não passam nem perto dessa loja. Isso tudo porque a loja possuia uma avaliação A.

Se você comer qualquer coisa em qualquer estabelecimento espalhado pela cidade e sentir um gosto estranho no produto (por exemplo, um pão doce duro ou com gosto velho), é só ir até o balcão e reclamar. Uma vez, lá no Café Europa da Times Square, uma cliente pediu uma massa folhada e disse que estava com gosto de passado. Fui até o balcão reclamar: fui até o funcionário, expliquei o caso, ele mandou jogar o produto no lixo e escolher QUALQUER UM dos doces do balcão (não importando o valor). Achei uma atitude muito inteligente deles e isso costuma acontecer com uma certa frequência aqui (pelo menos, a minha experiência é essa: reclamei e tive o produto trocado/devolvido e não paguei quando foi o caso).

Sempre que acontecer algo assim, tente falar com o gerente e/ou um funcionário. Caso eles não resolvam o seu caso, você pode fazer uma denúncia sobre um estabelecimento ligando para o número 311.

E vocês, como se comportam em relação a essas notas da vigilância sanitária? Já tiveram algum problema? Conta aqui para a gente 😉

Advertisements

3 thoughts on “Inspeção Sanitária Nos Restaurantes em NY

  1. Uma vez eu tava andando pelo village e passei na frente de um lugar estranho. Mas, tava cheirando tao bem que eu entrei e comi (era halal food). Quando vi na porta, era nota B. Quase tive um treco, mas ainda estou viva hahahahaha

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s