Dicas de Como Fazer Compras em NY

A-woman-carrying-several--006

 

 

Olá pessoal!

Uma questão que sempre me deixa pensativa é: como os brasileiros que chegam em NY podem perder tantas horas dentro de lojas e deixar o turismo para segundo plano?!

Eu sei que os preços são muito diferentes do Brasil e que geralmente esses turistas chegam não só com a lista deles, mas de amigos, familiares, vizinhos, conhecidos, etc. Eu sei de tudo isso, MASSSS, ainda sim, acho que o tempo destas pessoas poderia ser mais bem aproveitado.

Segue aqui as minhas dicas de compras em NY (o post é longo, mas vale a pena ler até o final):

–   Tenha em mente que nem todas as lojas físicas possuem um vasto estoque na loja e, você pode voltar para casa com as mãos abanando.

–   Se você vem para NY e tem algo que você queira muito comprar, sugiro que compre ONLINE. Eu só compro na loja quando eu realmente preciso de algo para ONTEM e, depois de pesquisar muito o preço online. Veja como economizar o envio (shipping). Se for possível, coloque na opção STORE PICK UP (onde é possível você ir buscar no mesmo dia) ou, ainda, no envio para a loja (ship to store).

–   Faça uma lista de todos os produtos que você pretende comprar. Isso otimizará a sua busca pelo produto (seja online ou na loja física).

–   Não deixe de checar a numeração de roupa e sapato AINDA NO BRASIL. Se for o caso, imprima uma tabela e coloque na sua bolsa. Nem todas as lojas possuem a tabela exposta e/ou nem todos os vendedores sabem a conversão de tamanho.

–   Não se esqueça do imposto cobrado aqui em NY: 8.875% em cima do valor da etiqueta.

–   Caso esteja na loja, SEMPRE cheque o valor dos seus produtos nas máquinas disponíveis. Já descobri verdadeiras barganhas fazendo isso (eu sei que demora, mas vale a pena checar).

–   Não deixe de pedir desconto…mas se a pessoa disser que não pode dar, NÃO INSISTA. Aqui não é como no Brasil que a pessoa muda de idéia. Isso pode causar um certo desconforto na caixa que está te atendendo.

–   No momento de pagar pelos seus produtos, verifique se está tudo dentro da sacola e se os preços conferem com o que você havia visto. Caso não estejam, reclame na hora ou volte na loja no dia seguinte. Caso a caixa não resolva, chame o gerente (manager).

–   A maioria dos produtos possuem pelo menos 15 dias para devolução, com exceção de alguns itens em liquidação (caso o produto não possa ser devolvido, estará claro isso na nota fiscal e/ou a caixa avisará na hora que entregar a nota). Se você estiver insatisfeito com a sua compra, devolva o produto (aqui não vão ficar questionando o motivo da devolução).

–   A grande maioria dos produtos que são comprados ONLINE podem ser devolvidos na loja ou trocados por um tamanho menor/maior (até se não gostar da cor você pode ir lá trocar).

–   PELO AMOR DE DEUS, quando fizer pesquisa online (para comprar o produto na loja), cheque o site AMERICANO na hora de escolher/comprar algo, pois o vendedor aqui não faz milagre de FABRICAR produtos para você. Já vi muito brasileiro destratar vendedor porque o produto não estava disponível na loja.

–   Caso goste de algum produto, COMPRE ou segure com você (se possível). Já tive cliente que por 5 minutos ficou sem o produto desejado.

–   Não se acanhe em usar CUPONS. Essa prática já faz parte da cultura americana (tem até programa de tv sobre isso). Muitas lojas oferecem os cupons que podem ser encontrados online se você fizer o SIGN UP no site deles. Uma vez que você se inscreva no site, deverá receber vários cupons (sugiro que faça o sign up usando um endereço de e-mail que não seja o seu e-mail primário).

– Opte por fazer as suas compras em lojas grandes e/ou conhecidas. FUJA das lojinhas pequenas da quinta avenida (aquelas que tem uma vitrine com um monte de coisa a mostra: computador, câmera, etc). SEMPRE tem reclamação de que elas são pegadinhas para turista 😦

– Leve uma mala de rodinha se for fazer compras (aqui ninguém passa vergonha puxando mala) 😉

No mais…VOLTE PARA O BRASIL COM A MALA LOTADA 🙂

 

(post atualizado dia 28 de março de 2015)

Advertisements

4 thoughts on “Dicas de Como Fazer Compras em NY

  1. Adorei o post e realmente a maioria dos brasileiros vão com o intuito de comprar rs
    Tenho uma dúvida: eu consigo fazer um depósito em dólares aqui do Brasil para um brasileiro que more aí? Não sei se a pergunta é muito óbvia, maaaaas só por desencargo de consciência com uma expert como vc 😉 rs obrigada!!

    Like

    • Oi Amanda, obrigada! Tem gente que consegue retirar dinheiro aqui de dinheiro depositado no Brasil, mas pagará uma taxa e o IOF 🙂 Tem gente que faz vendas de produtos daqui, mas que recebe em real mesmo, em uma conta do Brasil. Tenha em mente que o dólar que você vai pagar geralmente não é o montante que você vê nos sites. Por exemplo, ontem uma hóspede comprou dólares e me disse que pagou a cotacão U$2.37 + taxa da casa de câmbio. Se você comprar um produto de U$10.00, ele sairá por pelo menos R$23.70 reais. Espero ter respondido a sua questão. Obrigada e volte sempre 😉

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s