Por Quê Foi Declarado Toque de Recolher em Nova York?

Olá Pessoal!

Fazia muuuito tempo que eu não escrevia no blog e decidi que hoje era a hora de compartilhar com vocês um pouquinho do que está acontecendo na cidade, já que muita gente tem me enviado mensagem perguntando como estão as coisas por aqui.

No dia 25 de maio deste ano, um homem chamado George Floyd, afro-descendente, foi morto por um policial branco em Mineápolis. Há vários vídeos pela internet mostrando como foi todo o processo de apreensão e condução do caso que levou a morte dele.

Vários protestos iniciaram-se por diversos estados americanos e também tivemos protesto em NY.

Aquilo que aqui começou como um protesto pacífico, exigindo que medidas sejam tomadas não só para o caso do George, mas também para outros casos similares a este, acabou se tornando um ato de violência que gerou um quebra-quebra na cidade. Quer dizer, também houveram estragos em outros estados americanos, mas vou falar um pouquinho do que está passando aqui onde eu moro.

Desde ontem, foi instalado o toque de recolher, que seria das 23 horas às 5:00am. Contudo, hoje já anteciparam para as 20 horas (horário local).

Eu não saí a rua então tudo o que estou falando aqui neste post é derivado de posts e vídeos no Facebook. Também, como vocês verão a seguir, tenho fotos tiradas pelo meu ex-marido (Uka Gameiro) que precisou deixar uns documentos meus com a minha chefe e foi aqui do meu apartamento em UES até Midtown. Segundo o Uka, a cidade está com poucas pessoas circulando e ele ficou muito desolado com as imagens que viu.

Não quero transformar este post em algo político, mas deixo aqui a minha opinião. Eu sou completamente a favor de protestos, desde que sejam realizados de forma passiva, como vinham acontecendo pela cidade. Para mim, violência gera violência e não há justificativas para danificar propriedade alheia. Segundo alguns meios de comunicação, muitos acreditam que pessoas de outros estados também estão se aproveitando da situação para depredar estabelecimentos aqui na cidade. Fiquei muito contente em ver que tanto o prefeito quanto o governador agiram rápido e declararam toque de recolher na cidade. Este toque de recolher ficará em vigor até o dia 6 de junho, mas pode extender-se dependendo do desenrolar dos acontecimentos. Isso está sendo feito como uma forma de controlar a situação e evitar que coisas piores aconteçam.

Recebi um e-mail esta tarde da administradora do prédio onde moro e, segundo eles, a delegacia de polícia mais próxima ao nosso prédio foi consultada e foram recebidas as seguintes informações: foi cancelada as férias e licenças de todos os policiais da cidade para que possamos ter mais policiais nas ruas. Eles estão em alerta máximo e concentrarão-se em atividades suspeitas. Pediram para que as pessoas que saem com seus cachorros a noite para que façam isso antes do toque de recolher; se precisarem sair de casa após as 20h, que não se distanciem do nosso prédio e que estejam atentos pois podem ser abordados por um policial. É preciso que estejam com algum documento de identificação para o caso disso acontecer. Os funcionários do nosso prédio também tomaram medidas quanto a isso: na troca de turnos, estão carregando uma carta da administradora dizendo que são “funcionários essenciais” e que estão indo ou saindo de seus turnos. As portas da frente do nosso prédio estarão trancadas a partir de 20h, assim como as demais portas (as portas laterais). O porteiro não pode sair para a rua em nenhuma hipótese. Aliás, ele estará responsável por notificar tanto o zelador quanto a polícia se suspeitar de qualquer atividade que possa colocar em risco a nossa segurança. Acredito que estas regras sejam quase como que universais para os demais prédios da cidade.

Segue abaixo fotos de Midtown até UES (Uka foi tirando fotos da 39th street até a 61st, passando inclusive pela quinta avenida, que foi muito afetada). Deixo aqui os créditos das fotos para o Uka Gameiro.

 

Até lá, pessoal! Byyyyyeeeeeeeeee

 

http://www.facebook.com/viajantesemmala

http://www.instagram.com/viajantesemmala (@viajantesemmala)

2 thoughts on “Por Quê Foi Declarado Toque de Recolher em Nova York?

  1. Cris, fico feliz que você e o Lukinha estão bem. Estamos vivendo um período de dificuldade nunca vista antes e a reação veio de forma violenta, o que não se justifica. Continue nos informando porque é importante ter informações de quem está vendo de perto os acontecimentos.

    Liked by 1 person

    • Oi querida, obrigada! Espero que vc esteja bem também. Vou tentar escrever semanalmente sobre isso. Vou também falar sobre a minha experiência com tudo o que está havendo aqui. Se cuide por aí. Beijão

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s