Olá Pessoal!
Prometi que ía contar como foi a experiência do Lukinha em seu primeiro ano da escola aqui em NY. Demorou, mas finalmente chegou 😉
Aqui em NY, algumas escolas públicas passaram recentemente a oferecer o pre-k (acho que é o jardim dois no Brasil). É aquela série antes do prezinho (que também é chamada de alfabetização). Se eu não me engano, este foi o TERCEIRO ANO desde o início da oferta deste tipo de curso no sistema público de NY.
Para ingressar no pre-k PÚBLICO, é preciso ter completado 4 anos até novembro do ano letivo (contando que as aulas começam em setembro). Lukinha faz aniversário em junho, então deu certinho para ele começar no ano passado.
O objetivo do pré-k é já iniciar as crianças no mundo escolar, já que muitas crianças chegavam no kindergarten sem NUNCA terem usado lápis e nem tesoura, por exemplo.
O Lukinha estudava em uma escola que fica na nossa rua e demorava uns 10 minutos andando para chegar até ela.
Lá, ele fazia duas refeições (café da manhã e almoço), pois entrava as 8:00 e saía às 2:20. Ele poderia ter ficado no esquema de meio-período, mas achamos que seria melhor (para todos 😉 ) se ele estudasse tempo integral.
No início, Lukinha teve dificuldade de comunicação já que misturava o inglês e português nas frases e, isso prejudicava a sua comunicação com as outras crianças. Acrescido a isso, ele também era tímido. Contudo, depois de um tempinho, ele já conseguiu se enturmar e já tinha os seus “melhores amigos” na classe.
Eu vou fazer um resuminho do que ele aprendeu nesse período (de acordo com o seu boletim de avaliação):
- Inglês (leitura, escrita, escuta)
- Matemática
- Ciências
- Estudos Sociais e História
- Educaçao Física e Saúde
- Arte Visual
- Dança
- Música
- Teatro
- Comportamento Acadêmico e Pessoal
- Desenvolvimento Social e Emocional
- Serviços de Intervenções Acadêmicas
Eu contei aqui no blog que ele não se deu muito bem com a professora, mas, por fim, isto não atrapalhou o desempenho escolar dele. Eu gostei dela como educadora e, isso é o que é mais importante 😉 Lukinha voltava para casa cantando as músicas que tinha aprendido na escola e sempre trazia informação nova e aplicava em sua vida fora da escola.
Ele teve aulas de cidadania e sobre reciclagem (nesse período, tudo era “vamos salvar o planeta terra”).
Lukinha conseguiu melhorar o inglês e passou para o Kindergarten. As aulas começarão na próxima semana. Já tivemos reunião com a escola e o objetivo deles é que no final do ano letivo, ele já esteja lendo e escrevendo fluentemente 🙂 🙂 🙂
Atualmente, Lukinha já sabe contar até 20, reconhece todas as letras, cores, formas e sabe escrever quase todas. Ele também já escreve o nome dele ❤
Pelo que eu vi, este ano será bastante puxado: ele terá lição de casa TODOS OS DIAS e vai seguir dois livros que a escola fornece.
A lista de material foi um pouco diferente do que estamos acostumados no Brasil (pelo menos do meu tempo…rs), mas isso é assunto para um próximo post 😉
Abaixo, um pouquinho do ano letivo dele ❤
Primeiro presente do dia das mães:
Formatura dele (ele passou muito mal nesse dia e conseguimos tirar poucas fotos dele)
Primeira apresentação da escola (falando sobre o outono)
Essa é a escola dele (que foi reformada recentemente)
Primeiro dia de aula
Vejo vocês no próximo post! Byyyeeeeeeeee
http://www.facebook.com/viajantesemmala