Dicas para montar um roteiro para NY

Vintage-inglaterra-cupido-pacote-mala-mala-de-viagem-bagagem-mala-bagagem-elegante-malas-para-viagem-maleta.jpg_640x640

 

Olá Pessoal:

Esse é um dos posts que estava nos meus rascunhos no blog e que eu decidi publicar hoje, pois com a baixa do dólar (ainda não está onde queremos, mas já não está mais acima de R$4.00) e com os descontos de passagens aéreas para cá, o movimento dos brasileiros pela cidade AUMENTOU 🙂

Por isso, decidi postar a minha dica de como eu considero que um turista deveria montar o seu roteiro para visitar a cidade. Antigamente, as pessoas costumavam deixar os roteiros à cargo dos agentes de viagens, que vendiam não apenas o pacote aéreo, mas também o terrestre. Com o avanço da internet e das redes sociais, os turistas passaram a montar os seus roteiros baseados em informações que eles encontram na rede.

Qual a vantagem de se ter um roteiro quando se viaja? ECONOMIA DE TEMPO e DINHEIRO, principalmente.

Já ouvi muito turista reclamando: “PUXA, SE EU SOUBESSE QUE TINHA ISSO LÁ EU TERIA VISITADO!”. Ué, era só ter feito a sua lição de casa 🙂

Deixemos de blábláblá e vamos para as dicas:

* Pegue um mapa de Manhattan (pode ser o mapa do metrô que você encontra GRATUITAMENTE distribuidos nos guichês DENTRO das estações de metrô). Para fazer o download do mapa, é só clicar nesse link: http://web.mta.info/nyct/maps/subwaymap.pdf. Para quando estiver pela cidade, pode baixar o aplicativo da mta com o mapa 😉

* Divida a cidade em DOWNTOWN, MIDTOWN E UPTOWN (guarde estes nomes porque são importantes). Downtown é toda a área que fica da 14th street para baixo (LOWER MANHATTAN fica da Chambers Street para baixo); Midtown fica entre a 34th Street (ali onde tem a Macy’s) até a 59st Street (início do Central Park). A região ACIMA da 59th street já conta como UPTOWN e a região acima da 96th street é a chamada UPPER MANHATTAN.

* Existe o lado EAST (leste) e o lado WEST (oeste). Ter noção disso faz uma grande diferença na hora de programar os seus passeios.

* Baseie todos os seus passeios/compras de acordo com a região. Ou seja, faça uma região a cada dia (assim economiza tempo de deslocamento)

* Para o primeiro dia, faça a região que estiver mais perto de onde você está se hospedando, já que você estará, em teoria, mais cansado da viagem.

* Para conhecer downtown (Manhattan), comece por Brooklyn Heights (lá no Brooklyn): de lá, vá caminhando para a Brooklyn Bridge, atravesse a ponte e para descansar, pegue o ferry para ver a estátua (pode ser o pago ou o gratuito – lembrando que é gratuito se você tiver o metrocard ilimitado). 

* Deixe para fazer as compras no fim do dia, pois é muito ruim fazer passeio carregando sacolas. Ou mesmo, tire um dia só para as compras.

* Pesquise, pesquise e PESQUISE no google e em blog sobre os passeios que você deseja fazer.

* Visite o site das atrações que você gostaria de conhecer. Lá você encontra os horários de funcionamento e as atrações disponíveis para a época que você vai.

* A maioria dos museus em NY possuem dias gratuitos (alguns é apenas uma vez por mês). Se você gosta de museus e tem vontade de visitá-los, faça o seu roteiro baseado nestes dias gratuitos. Sexta-feira costuma ser um dia bom para visitar museus. Atenção: alguns museus possuem o dia todo gratuito e outros são por algumas horas, como o MOMA. Cuidado para não se descuidar do horário.

* Pesquise os preços dos produtos que você quer comprar e anote em um papel onde é a loja (em qual região) para saber o dia em que irá comprar.

* Para os dias chuvosos, prefira os passeios “indoor”, como museus, por exemplo. E nos dias em que a paisagem estiver bonita, NADA DE SE ENFIAR DENTRO DE UMA LOJA 🙂

* Torne o seu roteiro FLEXÍVEL para que possa se adequar aos imprevistos. Não necessariamente você precisa fazer essa distribuição que eu fiz no mapa. A dica é que esta distribuição economiza tempo. Contudo, nada impede você de fazer downtown em um dia e terminar no Central Park no fim dele (ou mesmo na Times Square). Você está em férias e o que importa é fazer as coisas que VOCÊ tem vontade e não o que aquele guia ou blog disse que DEVERIA ser visitado.

* Mais importante: VOCÊ NÃO VAI CONHECER NY EM APENAS UMA VIAGEM. Portanto, nada de encanar se não der para visitar tudo aquilo que você colocou no roteiro. O que você deixou de visitar já serve como pretexto para voltar 😉

* Anote em INGLÊS todos os locais a serem visitados, pois, se for preciso perguntar para alguém na rua onde fica tal lugar, ficará mais fácil 😉

Se você achou muito complicado tudo isso, compre um roteiro personalizado OU peça a sua agente de viagens as opções de pacote terrestre. Tem gente que prefere pagar para ter esse tipo de serviço e, com certeza, há muita gente capacitada trabalhando nesse meio e que poderá te ajudar.

Espero que vocês tenham gostado e, este é um post que será sempre atualizado (porque, claro, a gente sempre esquece de algo…rs).

Vejo vocês no próximo post! Byyyyyeeeeeee

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s