O Serviço de Atendimento ao Cliente nos EUA

Oi Pessoas! Aqui é o Uka.

Gostaria de dividir com vocês um pouco da minha experiência com o serviço de atendimento ao cliente nos EUA. Muito diferente do Brasil, o atendimento ao cliente aqui é coisa séria e muito respeitosa.

Tive algumas experiências aqui fazendo queixas (por email) para o site das empresas dos produtos e sempre fui respondido prontamente, dentro de um dia pelo menos. Sempre muito atenciosos e solícitos ao cliente tentando sempre resolver o seu problema, para que no final a sua satisfação seja garantida.

A maioria dos produtos são relacionados à música, já que sou músico. O primeiro foi dois pares de headphones da marca KOSS. Dois deles pararam de funcionar o lado esquerdo. Um dos headphones inclusive, eu nem tinha mais a nota fiscal, mas como eu tinha a nota de um deles e estava insatisfeito com o produto, eles me enviaram se nenhum custo os dois headphones. Nesse caso, tive que só enviar os dois pares com defeito para eles averiguarem o problema.

A segunda experiência foi uma bag de pratos da marca ZILDJIAN que tem a forma de uma mochila. Por email, enviei uma foto do produto que estava rasgando. Falei que não carregava tanto peso assim e que não em muito tempo começou a rasgar. Precisei só enviar o produto de volta para eles com a nota fiscal e poucos dias depois recebi um novo produto sem nenhum custo.

A mais recente experiência foi a que fiquei mais surpreso. Eu tinha um par de vassourinhas da marca Vic Firth que tinha comprado a muitos anos ainda no Brasil. Ela tinha derretido uma borracha por dentro. Enfim, descomprometidamente, tirei uma foto do produto em minhas mãos e enviei um email para o serviço ao consumidor, relatando que o produto tinha apresentado esse problema e se existia alguma garantia. Expliquei que infelizmente não possuia mais a nota fiscal. Minutos depois, recebi um email de volta deles, me dizendo que esse produto já era de vários anos atrás, mas se eu não estava satisfeito com o produto, eles poderiam me enviar um novo sem qualquer ônus.

photo (2)

Esse email foi enviado na sexta-feira, na segunda-feira um amigo avisou que já tinha chegado um pacote para mim, onde recebo minhas encomendas.

Bem, tudo isso é muito diferente do que já passei no Brasil. Se vamos reclamar de algum problema em um produto, eu sempre ouvia: “Senhor, infelizmente não podemos fazer nada”. Bom, pelo menos essa são minhas experiências no Brasil. Sem falar que aqui, você compra qualquer produto e tem sim o direito de devolver sem ter que dar nenhuma satisfação. E isso é independente de você morar ou não aqui.

Na loja Best Buy, quando não consigo usar um coupon qualquer enviado por email pela loja. Eu chego em casa, ligo para o serviço de atendimento ao cliente, falo que não conseguir usar o tal coupon, eles prontamente me enviam $10 ou $5 dólares pela inconveniência.

Essas são algumas das minhas experiências aqui em relação ao atendimento ao cliente, eles sendo sempre gentis, educados e dispostos a sanar o seu problema. Infelizmente, venho de um país que esse setor não tem nenhum respeito ao consumidor, a resposta ao consumidor brasileiro é sempre, em outras palavras, “comprou porque quis”.

Se muitos brasileiros adoram tanto copiar americanos, isso seria um coisa bacana de ser copiada.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s