Ontem assisti a um documentário que me deixou muito emocionada e me fez derramar muitas lágrimas. Por conta dele, passei o dia de hoje o dia pensando sobre como nós, seres humanos, muitas vezes complicamos demais a nossa vida. Claaaaaro que eu sabia que eu TINHA que escrever um post não só sobre o documentário, mas também sobre o app que foi lançado pelo cineasta.
O nome do documentário é: “When I Walk” (procurei, mas não achei o nome do título em português…aliás, não sei nem se ele ja esta disponível no Brasil).
Esse é o trailer do filme:
Bom, a história é de um cineasta americano (Jason DaSilva) que, aos 25 anos de idade, durante uma viagem de férias com a família, passa mal e descobre que é portador de esclerose múltipla (em inglês, MS). Como ele é cineasta, entao decidiu fazer um documentário sobre a luta dele em relação a doença. Não vou me estender mais sobre a história para nao perder a graca do filme.
De alguma forma, o que mais me tocou no filme foi pensar sobre essa questão das pessoas com deficiência. Tenho uma irmã deficiente auditiva e sei o quanto o mundo (e as pessoas) podem ser cruéis às vezes. Nem todas as pessoas são tolerantes com aquilo que é diferente, mas muitas se esquecem que não é porque a pessoa não nasceu deficiente que ela não pode se tornar uma (taí o filme para mostrar exatamente isso).
Para quem quiser conhecer mais sobre o cineasta, é só acessar:
Durante o filme, é mostrado a criação de um aplicativo bastante útil para aquelas pessoas que se locomovem utilizando cadeira de rodas. O nome do app é AXS Map (access map). Através dele, é possível rastrear e identificar estabelecimentos comerciais e locais públicos que possuem acessibilidade em NY. Achei esse aplicativo fantástico! A partir das informações obtidas pelo app, a pessoa portadora de deficiência pode se organizar, por exemplo, em relação a onde comer (pois ela saberá que aquele estabelecimento está preparado para receber confortavelmente pessoas como ela).
Esse aplicativo está disponível online ou via mobile web (para Andróides e iPhones). Segue o link: www.axsmap.com
O que mais me deixou surpresa em relação a este tema de acessibilidade é que eu realmente achava que a cidade de NY estava mais bem preparada para isso. Bom, em relação ao Brasil, eu acho que está 😉
E você, já assistiu este documentário? Gostou? Deixe aqui seu comentário 😉