Documentário: “When I Walk”

3c030a769caa745b41e1990f64408cde_large

Ontem assisti a um documentário que me deixou muito emocionada e me fez derramar muitas lágrimas. Por conta dele, passei o dia de hoje o dia pensando sobre como nós, seres humanos, muitas vezes complicamos demais a nossa vida. Claaaaaro que eu sabia que eu TINHA que escrever um post não só sobre o documentário, mas também sobre o app que foi lançado pelo cineasta.

O nome do documentário é: “When I Walk” (procurei, mas não achei o nome do título em português…aliás, não sei nem se ele ja esta disponível no Brasil).

Esse é o trailer do filme:

Bom, a história é de um cineasta americano (Jason DaSilva) que, aos 25 anos de idade, durante uma viagem de férias com a família, passa mal e descobre que é portador de esclerose múltipla (em inglês, MS). Como ele é cineasta, entao decidiu fazer um documentário sobre a luta dele em relação a doença. Não vou me estender mais sobre a história para nao perder a graca do filme.

De alguma forma, o que mais me tocou no filme foi pensar sobre essa questão das pessoas com deficiência. Tenho uma irmã deficiente auditiva e sei o quanto o mundo (e as pessoas) podem ser cruéis às vezes. Nem todas as pessoas são tolerantes com aquilo que é diferente, mas muitas se esquecem que não é porque a pessoa não nasceu deficiente que ela não pode se tornar uma (taí o filme para mostrar exatamente isso).

Para quem quiser conhecer mais sobre o cineasta, é só acessar:

http://wheniwalk.com/about/

Durante o filme, é mostrado a criação de um aplicativo bastante útil para aquelas pessoas que se locomovem utilizando cadeira de rodas. O nome do app é AXS Map (access map). Através dele, é possível rastrear e identificar estabelecimentos comerciais e locais públicos que possuem acessibilidade em NY. Achei esse aplicativo fantástico! A partir das informações obtidas pelo app, a pessoa portadora de deficiência pode se organizar, por exemplo, em relação a onde comer (pois ela saberá que aquele estabelecimento está preparado para receber confortavelmente pessoas como ela).

Esse aplicativo está disponível online ou via mobile web (para Andróides e iPhones). Segue o link: www.axsmap.com

O que mais me deixou surpresa em relação a este tema de acessibilidade é que eu realmente achava que a cidade de NY estava mais bem preparada para isso. Bom, em relação ao Brasil, eu acho que está 😉

E você, já assistiu este documentário? Gostou? Deixe aqui seu comentário 😉

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s