Casamento Civil em NY

Algumas agências de turismo espalhadas pelo mundo vêm oferecendo um pacote de viagem especial para aqueles que pretendem se casar na Big Apple.

O processo de casamento civil aqui é muito simples: você comparece ao OFFICE OF THE CITY CLERK, preenche um formulário, paga no caixa o valor de U$35.00 e espera 24 horas para poder assinar os papéis. Segundo eles, as 24h são dadas para o caso das pessoas se arrependerem…rs. Você precisará apresentar o seu passaporte como ID.

Se você não se arrependeu, no dia seguinte só é preciso retornar ao cartório, assinar e pegar o seu documento.

Para aqueles que desejarem, existe a possibilidade de você assinar os papéis na frente do juiz, em uma sala grande e que comporta acho que uns 20 convidados sentados. Caso você opte por esta cerimônia, deve pagar U$25.00 (além dos U$35.00 já pagos pela licença), pegar uma senha e ficar aguardando (no meu caso, esperei por volta de uns 30 minutos, pois era a hora do rush…rs). A cerimônia não dura mais do que 3 minutos.

Sobre o vestuário dos noivos: não é exigido nenhum em específico. No dia do meu casamento, vi noivas vestindo desde o traditional vestido branco até uma noiva com calça jeans e camiseta. No meu caso, optei por um vestido vermelho com lantejoulas nap arte frontal/superior (para a alegria da minha avó que quase enfartou quando viu as minhas fotos no vermelhinho).

1048161_10151670181374570_1944596816_o

Este documento que você recebe no cartório aqui pode ser validado no Brasil.

Aqui em NY também é possível o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Não sei explicar como fica a questão da validação no Brasil. Se alguém souber, favor postar aqui.

Algumas pessoas chegam em NY na quinta-feira, vão ao cartório dar entrada nos papéis, voltam para casar na sexta-feira, aproveitam o sábado para passear e voltam no domingo para o seu país de origem. Segundo o depoimento de alguns noivos, o processo aqui é bem menos burocrático do que no país de origem deles.

Então, quem sabe na próxima vez em que decidir visitar NY, já não aproveita e volta casado(a)?!

Segue aqui o link para quem deseja mais informações: http://www.cityclerk.nyc.gov/html/marriage/license.shtml#fee

PS: Eu já usei o serviço e posso dizer que tudo funciona conforme o indicado. Com certeza, algumas coisas podem ter mudado de 2009 para cá, mas acredito que todas as informações necessárias estão disponibilizadas no website.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s