A Segurança na Imigração dos EUA

tsaprecheck

Olá Pessoal!

A idéia deste post partiu depois de assistir a alguns programas no Netflix sobre BORDER SECURITY. Aliás, vou estar falando aqui das coisas em comum que eu notei ao assistir aos programas relacionados a imigração na Austrália, Canadá e, mais recentemente, nos EUA. Eu falo imigração, mas na verdade, quero falar sobre a fronteira e a entrada não apenas de pessoas (via terrestre e aérea), mas também de produtos.

Gente, se vocês vissem como é o trabalho dos agentes em relação aos produtos que chegam aqui, vocês iam ficar impressionados. Claro que estamos falando de televisão e eles devem aumentar um pouquinho, mas a quantidade de drogas que eles barram diariamente é algo impressionante. E vem escondido em tudo quanto é coisa (inclusive em brinquedos).

A parte que mais me interessou foi a parte aérea, que é quando as pessoas passam pela imigração nos aeroportos, tentando entrar legalmente no país.

Não vou aqui ficar dando muitos detalhes, porque perde um pouco a graça do programa (que eu recomendo muito as pessoas assistirem). Porém, o que fica muito claro em todos os programas é a questão de que estes agentes têm a função de resguardar/proteger a segurança de seu país. E isso é algo que eu acho que muita gente não pensa na hora em que está lá na fila ou mesmo na salinha. Você será mandado para a salinha se o agente SUSPEITAR (mesmo que não seja verdade e isso será provado lá) de que a pessoa não está vindo para o país para fazer aquilo que ela disse que faria.

Por exemplo, os programas mostram as pessoas vindo com a intenção de trabalhar e dizendo que estavam aqui para passear. Alguns pontos aqui que eu acho importante frisar:

  • Se você está vindo para este país, é preciso mostrar que tem fundos para se manter. E estes fundos podem ser só de dinheiro ou dinheiro + cartão. Se estiver com pouco dinheiro em espécie, traga algo que possa comprovar que você tem fundos para bancar sua viagem (um extrato ou carta do banco ajuda bastante e fará com que você consiga ser liberado(a) com mais rapidez).
  • SÓ MOSTRE O QUE FOR PEDIDO. Não adianta querer ficar empurrando papéis e documentos sem ter sido pedido isso. Pode até ser interpretado mal 😉
  • PASSAGEM DE VOLTA sempre de fácil acesso. Se tiver só no e-mail, imprima e traga.
  • Qualquer documento que mostre sua ligação com o seu país vale a pena trazer: original ou cópia da carteira de estudante ou mesmo de funcionário (tipo um crachá ja serve 😉 ). Só mostre isso se pedirem!
  • Esteja com o visto adequado para o propósito da sua viagem. Muuuuitos passageiros foram enviados de volta para casa por causa disso.
  • Se for trazer comida, DECLARE! Eu mesma nunca me preocupei em declarar, MAS depois de assistir aos programas, SEMPRE que entrar vou declarar. A multa é de U$300.00 para o caso de você não declarar e ser selecionado para abrirem a sua mala. Vários produtos são proibidos e, por mais que você ache besteira (“mas é só uma banana”), os agentes SABEM porque estão proibindo. Aliás, os agentes que ficam nesse setor são pessoas formadas para esta função de detectar o que pode e o que não pode. Várias sementes são proibidas e produtos caseiros também. Existe uma lista online que mostra o que é o que não é proibido nos EUA.
  • Atenção para este ponto: quando os agentes estão na dúvida se a pessoa está ou não falando a verdade, eles mandam para a salinha e lá, eles pedem para olhar TUDO, incluindo o celular da pessoa e o FACEBOOK. E olha, MUITA GENTE foi barrada porque os agentes encontraram mensagens comprometedoras, do tipo: “boa sorte nesta nova etapa”, “venha nos visitar”, “você começa o trabalho na segunda”, etc. Ah, os grupos no qual a pessoa faz parte também dão bandeira e trazer currículos e documentos importantes na mala?! Quem faz isso nas férias? Já corre uma notícia que, quando você vai pedir o seu visto, os agentes também olham o Facebook do solicitante. Eu sinceramente não duvido 😦

Se você tiver a chance de assistir a esta série: ‘Border Security: America’s Front Line’, tenho certeza que vai gostar e vai até rir de algumas situações inusitadas (dá até pena deles…rs). Por enquanto, só está disponível a primeira temporada!

 

 

 

Vejo vocês no próximo post! Byeeeeeeeee

 

http://www.facebook.com/viajantesemmala

http://www.instagram.com/viajantesemmala  (@viajantesemmala)

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s