Olá Pessoal!
Essa semana começou com uma revelação bastante importante para nós: FINALMENTE, depois de 9 anos, um médico conseguiu descobrir o que o Uka tinha: Síndrome de Ménière.
Tudo começou com uma perda auditiva no ouvido esquerdo. Ele passou em vários profissionais e disseram que ele tinha tinitus. O mais estranho é que havia afetado apenas um ouvido (e a doença geralmente afeta os dois). Ele até chegou a usar um aparelho que não ajudava quase nada. Sem contar o zumbido no ouvido, aquele zumbido que nunca ía embora e que incomodava até na hora de dormir.
Depois, apareceram as enxaquecas, de ele ter de tomar dorflex toda semana, com uma crescente frequência em suas aparições. Ele fez vários exames (inclusive para descartar um tumor no cérebro) e NADA foi descoberto.
Como se não bastasse isso tudo, ele começou a ter crises de vertigens (tipos aquelas de labirintite) seguidas de vômito (de mal conseguir ficar de pé). Teve que cancelar vários shows por causa disso.
Até que, ENFIM, ele encontrou um médico que deu esse diagnóstico e que conseguiu responder a todas as dúvidas dele.
Não existe cura para a doença, mas ela pode ser controlada. E, dependendo do tratamento escolhido, ele pode recuperar pelo menos uma parte da audição. E, dependendo do tratamento, ele pode PERDER o resto que ainda tem no ouvido que tem a perda.
O médico disse a ele que as aparições de sintomas dele foram atípicas (em relação a ordem de aparecimento) e ele estranhou que nenhum médico NUNCA tenha levantado essa hipótese.
Gente, essa aparição dos sintomas foi acontecendo dentro destes NOVE ANOS. O negócio foi se arrastando e o quadro piorando, mesmo ele indo de médico em médico. Todos os médicos diziam que ele tinha a perda auditiva porque era músico (claro, muito mais fácil dizer isso do que ir buscar a causa).
O meu objetivo maior ao escrever este post foi o de alertar as pessoas, principalmente aquelas que tem enxaquecas e vertigens (e não melhoram muito com a medicação) a buscarem uma ajuda mais especializada e levantarem a questão dessa doença. O Uka já está com isso a mais de 9 anos e poderia ter evitado a progressão da doença se tivesse tido o tratamento adequado desde o começo.
Bom, é isso por hoje!
Vejo vocês no próximo post! Byyeeeeeeee