Como o Mundo Gira!

mundo

 

Olá Pessoal!

O post de hoje será longo e pessoal! 🙂 Senta aí que lá vem história!

Na minha formação acadêmica, eu sempre busquei figuras que me inspirassem a ser uma profissional melhor. Quando comecei a estudar a Terapia Cognitivo-Comportamental, elegi dois profissionais que serviam de MODELO de aprendizagem: o Prof. José Roberto Leite e Prof. Irismar Oliveira – o primeiro psicólogo e o segundo psiquiatra. Com um, eu trabalhei diretamente quando estudava/trabalhava na UNIFESP e o outro, eu “conhecia” (eu sabia sobre ele, mas ele nem sabia da minha existência…rs) dos congressos de Psiquiatria no qual eu participava. Isso tudo ocorreu de 2000 a 2007.

Quando chegou o momento de escolher a banca julgadora do meu trabalho de mestrado, fiquei na dúvida sobre quem chamar: chamar alguém que eu tenho certeza que aprovaria o meu trabalho ou convidar alguém que REALMENTE avaliaria o que eu fiz (e aí, correr o risco do trabalho não ser aprovado). Claro que fui pelo lado mais difícil e desafiador: escolhi a segunda opção 🙂

Convidei os dois profissionais que eu admirava para participar da banca e ambos aceitaram o convite. Por fim, meu trabalho foi aceito e eu consegui o meu título de mestre \o/

Em 2012, o prof. Irismar veio dar um curso em NY sobre uma teoria que ele criou e eu fui assistir. Finalmente, nos apresentamos nesse dia  e ele passou a saber da minha existência. Nesse momento, com todos os anos de trabalho e publicações na área, o prof. Irismar passou a ser a minha fonte de incentivo 🙂

Entre 2012 e 2015,troquei algumas mensagens com o prof. Irismar para falar sobre a teoria que ele criou (em inglês chama-se Trial-Based Cognitive Therapy – TBCT). Após o curso, ele abriu um grupo no yahoo para que os profissionais trocassem experiências e foi por ali que continuamos mantendo contato.

Um dia, ele que já era meu amigo no facebook, perguntou se eu estava atendendo e se ele poderia me encaminhar uma paciente. NOSSA, vocês não imaginam como eu me senti! Como dizem por aí, me senti o último biscoito do pacote. Imagina, você ser recomendada como terapeuta por aquela pessoa que você admira. Fiquei me achando por um bom tempo…rs

No segundo semestre do ano passado, comecei um curso de certificação em TBCT que é dado por ele aqui em NY. Comecei o primeiro módulo e os próximos serão nesse final de semana e em um final de semana de março.

Bom, para resumir, além de fazer o curso, o professor Irismar também está se hospedando aqui em casa. Estou aqui no meu quarto escrevendo este post para vocês e ele está no outro, finalizando o próximo livro dele que será publicado esse ano.

Juro que, se alguém me falasse que o meu ídolo estaria um dia aqui na minha casa, jantando e tomando café conosco, eu ía dizer que a pessoa estava completamente louca. Mas não! Ele está aqui 🙂 Além disso, no ano passado, ele concordou em ser meu orientador do doutorado e isso, com certeza, é muito mais do que eu poderia esperar.

Não acho que nada cai do céu. Com certeza, se eu não tivesse ido atrás de fazer o curso do prof. Irismar, ele não estaria hospedando-se na minha casa. É preciso que a gente dê uma forcinha também.

Depois desse blá blá blá todo, o que eu quero dizer é que não devemos deixar de buscar aquilo que queremos: nada de ficar de braços cruzados esperando que as coisas venham até você.

Para quem quiser saber um pouquinho sobre essa certificação que eu estou fazendo, ela também acontece em alguns estados brasileiros. Eu super recomendo!!!!

Para maiores informações, é possível obter através do facebook:

https://www.facebook.com/Trial-Based-Cognitive-Therapy-Institute-196010620488139/?

Ah, ontem ajudei o prof. a criar um perfil do TBCT no Instagram 🙂 Tô me achando!!!! 🙂

Vejo vocês no próximo post! Byyyeeeeeee

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s