O Clima está Tenso em Nova York

nypd

 

Olá Pessoal!

Venho recebendo perguntas de várias pessoas em relação ao clima de terror que andou se espalhando por aí após os atos cometidos em Paris e vou agora falar um pouquinho sobre o assunto.

Tenho lido em alguns lugares pelo face turistas que vieram para cá e não viram mudança nenhuma na cidade. Ao ler isso, eu até fiquei feliz, pois o que os americanos querem passar é que a vida continua e está tudo sobre controle. Infelizmente, não é assim (pelo menos, não aonde moro 😉 ).

Estes últimos acontecimentos mudaram SIM a vida das pessoas que moram aqui.

O fato é que os moradores de NY já vivem em alerta. Quando vêem carros de polícia e bombeiros correndo, já fica um clima tenso. As pessoas andam de metrô e estão sempre de olho nas coisas e pessoas ao redor. Existe até o slogan: “if you see something, say something“. Ou seja, se você ver uma mala “perdida”/”deixada” em algum lugar, pode ser que ela esteja ali por um propósito. Vejo muito turista deixando a mochila no chão e se afastando dela para tirar fotos. NÃO FAÇA ISSO! Na Times Square, já tive que ajudar um casal que largou a mochila, distraiu-se com as fotos e a polícia veio atrás.

Acredito que NY é uma das cidades mais vigiadas do mundo. Tem tanto policial à paisana que vocês não acreditam. E eles se disfarçam de tudo: até de mendigo 🙂 Sem contar as câmeras de monitoramento 24/7.

Bom, o clima está tenso entre a população: vizinhos perguntando sobre o nosso medo em relação ao que anda acontecendo, gente cancelando viagens para NY, cancelando passeios (incluindo aqui a parada do Thanksgiving). Eu mesma já estava planejando há muito tempo levar o Lukinha na parada de amanhã, mas NÃO! NÃO VOU ARRISCAR. Ele vai assistir pela TV. Infelizmente 😦 😦 😦

A polícia anda alertando para o cuidado em lugares com aglomeração, como Times Square e outros pontos turísticos. CLARO que eles não querem que o terror se espalhe entre a população e, muito menos, entre os turistas. Já imaginou se começam um cancelamento em massa dos hotéis e passeios pela cidade. A cidade será BASTANTE afetada pela redução dos turistas. E a economia, portanto, estaria bastante comprometida.

Isso não significa que não possamos sair de casa. Não é isso. Só temos que ficar um pouquinho mais espertos para a nossa volta e, se possível, evitar lugares que poderiam ser alvo de gente mal intencionada. Se você comparar com a violência do Brasil, isso não é nada. Ainda sim, devemos pensar que a probabilidade de algo grandioso acontecer por aqui é grande, baseando-se nos últimos episódios e vídeos que andam circulando por aí.

Aqui vão algumas dicas MINHAS para visitar a cidade neste período:

  • NUNCA PEGUE O METRÔ COM FOME OU VONTADE DE IR AO BANHEIRO: acho que essa é uma dica para todos os dias do ano 🙂 Gente, não é incomum o metrô ficar parado por vários minutos. Me lembro uma vez, ao estar grávida do Lukinha, que peguei o metrô e precisava ir ao banheiro. Sabe como é grávida, né? Então, eram apenas 2 estações e eu chegaria em menos de 3 minutos. LEVEI 34 minutos! Deu um problema “técnico” na linha e nós simplesmente PARAMOS NO MEIO DOS TÚNEIS. Fui guerreira nesse dia…rs
  • SEMPRE LEVE ÁGUA E COMIDA NA BOLSA: a gente nunca sabe o que pode acontecer no meio do caminho e, muitas vezes, seguir essa dica fará toda a diferença no final.
  • MANTENHA TODOS OS SEUS PERTENCES GUARDADOS NAS MALAS: sabe aquela coisa de sair comprando e largando as sacolas para arrumar a mala no penúltimo/último dia? NÃO FAÇA ISSO. Deixe tudo arrumadinho para o caso de ter de evacuar o local onde você está hospedado.
  • DURMA COM UMA ROUPA DECENTE: já conheci não uma ou duas, mas VÁRIAS PESSOAS que precisaram evacuar o hotel e tiveram que sair com o pijama. Pense nisso na hora de se arrumar para dormir 😉
  • NA HORA DE FAZER O SEU ROTEIRO, PENSE NO PLANO B: imagina você estar com tudo planejadinho e bem amarradinho no seu roteiro e, de repente, chegar ao local e perceber que ele está FECHADO. Pior é quando você não tem o plano B e aí perde HORAS pensando no que vai fazer no lugar. Essa é uma outra dica que deveria ser seguida não só para esse período e nem só para NY. Isso pode acontecer em qualquer lugar do mundo.
  • ANDE COM A SUA IDENTIFICAÇÃO FÁCIL E AS INFORMAÇÕES DE QUEM AVISAR EM CASO DE EMERGÊNCIA: tenha isso fácil para o caso de precisar ou para alguém precisar acessar.
  • NÃO DEIXE DE FAZER O SEU SEGURO VIAGEM: gente, saúde aqui é UMA FORTUNA. Qualquer ida ao PS não vai sair por menos de MIL DÓLARES. Temos hóspedes que, quando chegam, logo entregam seus papéis do seguro-viagem para a gente caso precise ser utilizado e eles não tenham como fazer.
  • ANDE COM UMA CARTEIRINHA/CARTINHA (EM INGLÊS) INFORMANDO SEU TIPO SANGUÍNEO E SE VOCÊ É ALÉRGICO(A) A ALGUM TIPO DE MEDICAÇÃO/COMIDA: dependendo da situação, isso poderá salvar uma vida.

 

Não leiam este post achando que estou tocando o terror por aí. Não foi essa a minha intenção.

E quando eu escrevi CLIMA TENSO, não quero dizer que as pessoas estão trancadas em casa esperando o mundo acabar. Não é isso!!!! Só estamos em ALERTA.

Outro dia, li em algum lugar uma senhora dizendo que as pessoas estavam criando esse alarde todo e que era tudo manipulação da mídia.

A pergunta que fica é: VOCÊ VAI PAGAR PARA VER?!

Eu sei que EU NÃO!!!!

Vou atualizando vocês na nossa página lá no facebook:

http://www.facebook.com/viajantesemmala

Vejo vocês no próximo post! Byyyyyeeeeeeeee

Advertisements

2 thoughts on “O Clima está Tenso em Nova York

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s