Olá Pessoal!
Hoje seguimos com mais algumas perguntas feitas por pessoas que seguem a gente pelo facebook (www.facebook.com/viajantesemmala) e pelo INSTAGRAM (@viajantesemmala). As perguntas são reproduzidas exatamente como foram enviadas para nós.
1) Muitas pessoas que viajam começam estudando ESL e depois toram-se nannies ou trabalham como water e cleanner. Como foi sua tragetoria in nyc Cristina pode me contar também ?
RESPOSTA: Hoje em dia, as pessoas chegam a NY de várias formas: vem como au pair, vem para estudar (curso de inglês ou universidade), vem para passear e acaba ficando, etc. No meu caso, vim passear em 2004, arranjei um namoradinho aqui e fiquei vindo até 2005. Ainda vim para passear no final de 2006 para 2007 e, finalmente, acabei me mudando de vez em outubro de 2007. Vim com o visto F-1 (de estudante) e fiquei fazendo aulas de inglês por 2 anos. Meu objetivo era entrar na universidade, mas 2008 foi a época da crise e precisei mudar meus planos ($$$$). Me casei no início de 2009 e no final do mesmo ano, eu mudei meu visto para o O-3 (dependente do visto O-1, que é o visto do Uka). E vivo com ele até então. Nunca fiquei ilegal. Já tive os vistos B1/B2, F-1 e O-3 🙂
2) Estudar inglês em cursos em São Paulo é perder dinheiro ?
RESPOSTA: Eu acredito que nenhum dinheiro que é aplicado em estudos é um dinheiro perdido. Muito pelo contrário: investir em educação é um dos melhores investimentos que um ser humano pode fazer. Eu sempre achei que, caso a pessoa não esteja com dinheiro “sobrando”, talvez aproveitasse mais um curso de inglês fora do país se já tivesse pelo menos o básico do idioma. Mesmo tendo terminado meu curso do Yázigi, em um nível avançado, cheguei aqui no último módulo do curso que a escola oferecia e aprendi bastante, fiquei mais relaxada para falar e fiz novas amizades com pessoas do mundo todo. Cresci no Brasil ouvindo as pessoas dizerem que NY seria o pior lugar para aprender inglês, já que a cidade é repleta de brasileiros e eu iria ouvir muito português pelas ruas. Eu já acho que para treinar o listening, NY é a melhor cidade do mundo: tem gente de tudo quanto é canto do mundo e vários sotaques. Eu tinha amigos brasileiros (poucos, é verdade) e conversava com eles em inglês. Tudo depende da postura do aluno em relação aos seus estudos e seus objetivos. Para resumir: não deixe de estudar inglês, assista filmes com a legenda EM INGLÊS e treine o idioma o máximo que possa. Venha para os EUA depois de estudar os principais tempos verbais e de adquirir um mínimo de conhecimento. Isso otimizará seu aprendizado no estrangeiro 😉
3) Após seus 10 anos de NY vc diria que é fluente Cris ?
RESPOSTA: Vou começar esta resposta com o próprio significado da palavra fluência. Fluência significa fluidez. Em um sentido mais figurado, a palavra está relacionada ao significado de espontâneo. Portanto, pensando na questão da fluidez do idioma inglês, eu diria que sou fluente sim. Ser fluente é você conseguir se expressar com clareza e ser entendido(a) pela outra pessoa. Isso não tem nada a ver com SOTAQUE e nem com saber TUDO em inglês. Você sabe todas as palavras em português? Todo dia eu aprendo uma palavra nova e estou sempre tentando incorporá-las ao meu repertório verbal. Quanto mais você se expressa e treina o seu ouvido, mais fácil virá a fluência (e isso em qualquer idioma, não apenas no inglês).
4) sei que a concorrência é enorme mas sonho/quero em ensinar Arte fora do Brazil. Ou visa temporário de trabalho. ..é possível ?
RESPOSTA: Para poder trabalhar legalmente nos EUA é preciso de um visto de trabalho. Será através do visto de trabalho que você receberá o seu green card (residência permanente nos EUA). Atualmente existem algumas opções:
- Visto O-1: visto para habilidades extraordinárias. Já fiz um post sobre ele aqui no blog. Acredito que esse seja o visto mais apropriado para o seu caso.
- Visto H1-B: nesse caso, uma escola pode ser o sponsor (a instituição assinará os papéis confirmando que estará te dando um emprego e que se responsabilizará por você aqui). Isso não é muito fácil de conseguir na área de artes, mas vale a pena tentar.
Espero que tenham gostado! Mandem suas perguntas para viajantesemmala@gmail.com que a gente responde aqui 😉
Vejo vocês no próximo post! Byeeeeeee