Dicas De Segurança Em Caso De Incêndios Em NY

firesafety3

Fonte: http://www.security-today.com

 

Olá Pessoal!

Eu estava escrevendo um outro post quando vi na internet a informação de um prédio que pegou fogo no East Village aqui em NY. Os bombeiros ainda estão tentando apagar o incêndio e o prédio, após uma possível explosão de gás, veio abaixo. Ao total, há 13 pessoas feridas (4 em situação crítica).

Portanto, decidi traduzir para vocês (acrescentando algumas informações que aprendi quando experienciei um incêndio no meu prédio) um informe que está pregado na minha porta (na parte de dentro) sobre instruções de segurança contra incêndio.

O que fazer em caso de incêndio?

– Mantenha a calma

– Ligue para os bombeiros

– Siga as instruções dos bombeiros

Caso você tenha que agir rapidamente, julgue qual ação seria mais segura, guiando-se pelas seguintes informações:

Se o fogo está ocorrendo no seu apartamento:

– Feche a porta para o cômodo onde o fogo está e saia do apartamento

– Tenha a certeza de que todo mundo saia do apartamento com você

– Leve as suas chaves com você

– Feche (mas não tranque) a porta do apartamento (isso agiliza o trabalho dos bombeiros)

– Avise sobre o fogo para as pessoas no seu andar (bata na porta delas no seu caminho para fora do prédio)

– Use a escada mais perto que tiver para sair do prédio.

– NÃO USE O ELEVADOR

– Ligue para o 911 assim que você estiver em um local seguro. Não precisa fazer isso se você já estiver vendo os bombeiros em cena. Não fique achando que alguém já ligou para eles e, por isso, você não precisa ligar.

– Vá ao encontro dos moradores do SEU apartamento em um lugar pré-determinado FORA do prédio. Avise aos bombeiros caso alguém esteja faltando (contando aqui os animais de estimação)

Se o fogo não for em seu apartamento:

– Cheque se a maçaneta e a porta da frente do seu apartamento estão quentes. Caso não estejam, abra uma fresta da porta e espie se no corredor há fumaça, calor e/ou fogo.

– Saia do apartamento e do prédio se você pode fazer isso de forma segura, seguindo as instruções acima para fogo em seu apartamento.

– Se o corredor (hall) ou escada não for segura por causa da fumaça, calor ou fogo e, se você tem acesso a escada de emergência (aquelas que ficam do lado de fora do prédio), use-a. Proceda cautelosamente na escada de emergência e sempre carregue as crianças no colo ou segure na mão delas (para não correr o risco de perdê-las nesse processo de escapar do fogo)

1789_large

Fonte: www.aguntherphotography.com

– Caso você não possa usar as escadas ou a escada de emergência, ligue para o 911 e informe a eles o seu endereço completo, andar, número do apartamento e o número de pessoas em seu apartamento.

– Coloque toalhas e lençóis molhados nas frestas da porta ou qualquer outro lugar no qual a fumaça possa penetrar. Faço um adendo aqui nesse item: quando o meu prédio começou a pegar fogo, eu molhei uma toalha e fiquei respirando através dela para poder abrir as janelas e colocar todo mundo para fora do apartamento. Apesar disso não estar nas instruções, eu posso garantir que me ajudou bastante.

– Abra as janelas, mas só faça isso se as chamas e fumaças não estão vindo por elas.

– Não quebre nenhuma janela.

– Se as condições no seu apartamento parecerem do tipo “risco de morte”, abra a janela e acene com uma toalha ou qualquer coisa que possa atrair a atenção dos bombeiros e/ou de alguém que possa ajudar.

– Se as condições de fumaça piorarem antes da ajuda chegar, deite-se no chão e mantenha uma respiração curta pelo nariz. Se possível, corra para uma sacada/terraço/varanda longe da fonte de chamas, calor ou fumaça.

DICA PARA QUEM ESTÁ DE VISITA EM NY:

Essa dica eu sempre dou para todo mundo e, não é uma forma de assustar e, sim, de PRECAVER as pessoas de transtornos maiores. Para você que está hospedado em hotel/apt ou quarto alugado:

– Mantenha todos os seus documentos juntos e num lugar onde você tenha fácil acesso caso precise.

– Não deixe para arrumar as suas malas no último dia. Todos os dias que você chegar em casa, caso não queira arrumar, jogue tudo dentro da mala, pois caso você tenha que escapar (não só por causa de fogo, mas por qualquer outro motivo) e seja possível, você sai arrastando a mala 😉

– Deixe sempre fácil os documentos do seguro-saúde. Algumas pessoas quando chegam para se hospedar aqui em casa, decidem entregar e deixar em nosso poder os documentos do seguro (pois caso sofram algum acidente, é possível ajudarmos de forma mais efetiva e rápida).

– Em muitos prédios é proibido fumar. Isso não é frescura. O nosso prédio também possui essa proibição e, no entanto, ele pegou fogo porque um morador estava fumando em casa e deixou o cigarro cair no chão.

– Não deixem de checar se os alarmes para fogo/fumaça e o de gás estão funcionando corretamente. Caso você esteja dormindo e algo aconteça, isso pode salvar a sua vida. Os nossos ficam na cozinha e no quarto que alugamos.

Espero que essas dicas ajudem a tornar a viagem de vocês menos estressante 😉

Vejo vocês no próximo post 🙂

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s