Esse é um assunto polêmico e que sempre vem à tona com os meus hóspedes e, principalmente, com os clientes que eu levo para compras/passeios.
>>>>>>>>G O R J E T A S <<<<<<<<<<<<<<
As gorjetas (TIPS) são prática comum nos EUA e já estão “incluídas” no salário, ou seja, o dono do estabelecimento paga menos para o funcionário, já que sabe que esta receberá gorjeta.
Muitos anúncios de empregos seguem com a seguinte informação: por exemplo, para garçom, de 2.50 a 5.25 + tips.
A cultura da gorjeta já foi incorporada pelos americanos, mas é motivo de controvérsia entre os turistas.
Segue uma lista de sugestões de tips:
* Motorista de táxi:
Pode ser dado de 15 a 20% do valor total da corrida. Quando a corrida é paga com cartão de crédito, na máquina do cartão aparece as opções de gorjeta (inclusive com o cálculo de quanto sairá cada porcentagem). Eu tenho que confessar que quando o motorista é muito cavalo comigo, eu não dou gorjeta (também sei de muita gente que faz isso). Aliás, nestes casos eu peço a ele para me deixar um quarteirão antes de casa, para não saber onde eu moro…rs
* Doorman/porter:
O valor a ser dado é de 1 dólar por ele chamar o táxi e de 1 a 2 dólares por mala que ele ajudar.
* Faxineira:
O valor do tip é de 1 a 5 dólares pelo dia trabalhado (na prática, vejo gente dando de 5 a 30 dólares extras). Fazer faxina aqui rende um dinheirinho.
* Guia turístico:
O valor da gorjeta é de 5 a 20 dólares OU 10-15% do valor do ticket que você comprou.
* Garçons e Bartenders:
É dado de 15 a 20% do valor total da conta. Segue aqui um parênteses: MUITAS VEZES, o garçom tem que dividir a conta com as outras pessoas que ajudaram com a sua mesa: aquele que limpou e aquele que trouxe a comida.
* Pessoa que fica com o casaco na boate ou no teatro:
Não existe um valor estipulado: você dá o tip que quiser (aconselhável pelo menos 2 dólares). O mesmo para os entregadores de comida (lembrando que estes ganham U$2.50 por hora).
* Salão de beleza:
A gorjeta será dada para quem lavou o cabelo do(a) cliente (caso não tenha sido o cabeleireiro) e para todas as outras pessoas que fizeram qualquer serviço na pessoa (mesmo que o serviço esteja incluído no preço do corte, como por exemplo: massagem). É costume dar de 18 a 30 % do valor do que se gastou para quem fez o principal.
Se você é turista nos EUA e quer escapar dessa prática da gorjeta, coma em algum lugar onde não será servido por ninguém.
Eu MORRO DE VERGONHA quando saio com um cliente e a pessoa “esquece” de dar a gorjeta. Infelizmente, eu mesma acabo tirando $ do meu bolso e colocando na mesa, pois tenho amigos que vivem de gorjeta (já que o salário fixo que recebem é MUITO POUCO).
Sei de gente que diz que odeia atender brasileiros pois estes RARAMENTE dão gorjeta.
Vamos mudar isso e valorizar mais o serviço/atendimento das pessoas.
Isso é muito importante porque como você disse eles vivem da gorjeta.
Eu sempre incluo na mh planilha de gastos os valores das gorjetas.
LikeLike
Faz bem, Lu! 😉 Adoraria que todos fossem assim como vc!
LikeLike