A Proibição de Aluguel de Apartamento pelo Airbnb em Nova York

Olá Pessoal!

Este é o nosso primeiro post do ano de 2017 e começa com a sugestão de uma amiga lá da nossa página do Facebook (www.facebook.com/viajantesemmala). Ela “gostaria de entender um pouco mais porque ainda há anúncios de apartamentos em grupos de Facebook se eles estão proibidos por lei em NY. São todos que estão proibidos ou apenas alguns?”. Eu já falei algumas vezes sobre isso lá no Facebook, mas ainda não havia escrito nada FORMAL aqui no blog 😉

Vamos a explicação!

É preciso deixar bem claro qual o tipo de aluguel que é LIBERADO e o que é PROIBIDO.

É PROIBIDO alugar um apartamento sem o dono (entenda-se aqui locatário) dentro. Ou seja, neste caso, é proibido o aluguel de apartamento para menos de 30 dias de uso.

O que é PERMITIDO é a pessoa alugar um quarto dentro de um apartamento COM O LOCATÁRIO DENTRO. Sei que há pessoas que transformam o apartamento quase como que em uma república e alugam quartos (mas NÃO ESTÃO MORANDO LÁ ou não estão lá no momento do aluguel). Isto é PROIBIDO. Por exemplo: alugamos um quarto em nosso apartamento e ficamos aqui dentro (vivendo) no momento em que o hóspede chega. Isso PODE! Se eu quiser sublocar por 2 semanas o meu apartamento porque estarei viajando, por exemplo, isso é ILEGAL.

Eu não entendo como os moderadores de grupos do Facebook permitem este tipo de publicidade. Eu já vi gente comentando que cada um é livre para fazer o que quer. Infelizmente, há muitas pessoas desavisadas (diria até INGÊNUAS) que acham que, porque a publicidade está dentro do grupo, então PODE e correm um sério risco de serem DESPEJADOS por algum vizinho do prédio que chame a polícia. Ano passado, eu recebi TRÊS PESSOAS nestas condições. Infelizmente, nenhum deles autorizou divulgação da história 😦 (ainda tenho esperanças de que o caso mude 😉 ).

Outra coisa que é preciso tomar muito cuidado é que, com o aumento deste tipo de aluguel “clandestino”, tem gente que, para fazer dinheiro, acaba alugando em áreas não tão legais e, acabando expondo o hóspede a um risco desnecessário.

Segue aqui a reportagem (em português) falando um pouco sobre isso:

http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/10/estado-de-nova-york-aprova-lei-que-restringe-alugueis-pelo-airbnb.html

E, gente, não é porque fulano alugou nesse esquema e deu certo que a proibição não exista e que não seja arriscado. Infelizmente, as ofertas deste tipo continuarão no Facebook (estão tirando este tipo de oferta pelo Airbnb por causa da lei) porque há pessoas que não ligam para este risco. Quem está alugando (oferecendo o aluguel), COM CERTEZA, não se importa com isso e nem com o risco que o turista corre de ficar na rua se for despejado 😦 Isso é responsabilidade de quem vai ficar no apartamento.

Eu diria que é QUASE o mesmo risco de vir para os EUA sem seguro viagem: é sempre um risco e tem gente pagando para ver 😉

Vejo vocês no próximo post! Byeeeeeeee

http://www.facebook.com/viajantesemmala

http://www.instagram.com/viajantesemmala (@viajantesemmala)

Advertisements

5 thoughts on “A Proibição de Aluguel de Apartamento pelo Airbnb em Nova York

    • Olá! Infelizmente, a lei continua e tenho ouvido gente comentando sobre fiscais que passam a noite tirando as pessoas dos apartamentos. Esta lei vale não apenas para os apartamentos do AIRBNB: vale para TODOS os aluguéis de apartamento em NY por menos de 30 dias. Infelizmente, pessoas inescrupulosas continuam negociando e pondo em risco a estadia dos turistas.

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s