Cartas de Recomendação Para o Visto O-1

dhsLogo

Olá Pessoal!

Essa é uma pergunta que geralmente a gente recebe por e-mail e, que para facilitar a vida de vocês, decidimos postar a resposta aqui no site.

Existe algum formato para estas cartas do visto O-1? Existe SIM e eu vou contar agora para vocês. Porém, já aviso de antemão que assinamos um contrato com o advogado que faz o nosso visto e, nele, nos comprometemos a não dividir nossas cartas com NINGUÉM 😦 (mas ele não disse que nós não poderíamos COMENTAR sobre elas…rs).

A carta de recomendação para este visto deverá ser a melhor carta de recomendação da sua vida 🙂 E para isso, é preciso primeiramente escolher BEM quem vai escrever a tal carta.

É preciso que a pessoa que está escrevendo a carta conheça o seu trabalho (já que vai falar dele) e que ELA também seja boa no ramo. Não adianta pedir para pai, mãe, irmãos, vizinhos escreverem uma carta falando o quanto você é bom: é preciso que seja alguém da sua área e que tenha um ótimo currículo, pois um ou dois parágrafos são para falar (resumidamente) sobre a formação da pessoa que está escrevendo a carta. Por exemplo: “meu nome é ???, eu sou ???, já fiz isso e aquilo, etc.

Eu sei que brasileiro tem problema com esse tipo de carta: falar muito bem de alguém parece uma coisa meio “espalhafatosa”, de gente que quer “se mostrar”. Esse é o NOSSO pensamento. Aqui não é assim e muito menos esta carta deve ser.

Lembre-se que esta carta está sendo endereçada para um agente imigratório que vai decidir se você possui ou não habilidade extraordinária, não só pelo que ele vê dos seus documentos, mas também a partir do que ele LÊ nas cartas de recomendação.

Características do aplicante (é trabalhador, é gentil, etc) NÃO serve para este tipo de carta. Tenha em mente que eles querem saber se você será um bom “pagador de impostos” e eles estão interessados em saber sobre sua vida PROFISSIONAL e não em sua personalidade.

É preciso que, na carta, esteja explicito todos os prêmios que você ganhou enquanto PROFISSIONAL, tudo o que você conquistou enquanto PROFISSIONAL. Você pode ter sido o melhor aluno a sua vida INTEIRA e isso NÃO CONTA NADA para eles. Portanto, nada de citar sua vida de estudante aqui.

Procure usar adjetivos como UNIQUE, EXCELLENT, TOP IN THE FIELD, EXTRAORDINARY e seus sinônimos. NADA DE FALAR que você tem potencial, por exemplo, pois isso significa que você ainda não está no topo da sua profissão.

A carta não precisa ser muito longa, mas precisa ser bem escrita e convincente.

O nosso advogado nos forneceu uma lista de amostras de cartas para sabermos a estrutura delas. Isso ajudou muito, pois cada campo de atuação possui algumas especificidades que deverão constar na carta. É possível encontrar alguns modelos de cartas no google.

É por essas e outras que eu sempre recomendo as pessoas a procurarem um advogado (ou um paralegal) para ajudar com esse visto. E acredito que a maior ajuda de um advogado é principalmente em relação a essas cartas e a como montar o seu caso para a imigração.

Espero ter ajudado e, quem quiser adicionar mais alguma informação, por favor, não deixe de usar os comentários.

Ah, e se gostou do post, pode curti-lo ❤

6 thoughts on “Cartas de Recomendação Para o Visto O-1

  1. Olá, tem uma coisa que não entendi, essa carta é de uma (figura, atleta ou artista) de expressão do Brasil ou dos EUA? Ex: estou aplicando o visto O1 e peço para um artista de renome brasileiro para escrever a carta sobre mim? Grande abraço!

    Liked by 1 person

    • Quantos mais americanos assinarem uma carta para você, melhor! O Uka, no primeiro visto, pediram depois de enviado o processo, que ele mandasse adicionalmente 3 cartas de recomendação de americanos. Mas tudo depende também da força das suas cartas. Geralmente, a imigração não nega de primeira: ela pode pedir para enviar material adicional (e, então, aí sim nega)

      Like

    • Oi Paula, pelo que eu entendo, fica a cargo do profissional do consulado. O meu, quando eu peguei o stamp do O-3, eles cancelaram o de turista (tem um carimbo de cancelado bem grande no stamp do celular). Mas eu não sei dizer se isso passa com todas as pessoas ou não. Por exemplo, quando eu peguei o de estudante, o meu de turista continuou valendo.

      Like

  2. é possível ter turisma + negocios né? mas qual a vantagem de ter os dois? pq inicialemnte eu teria de negocios, pois vou viajar p visitar clientes, mas em uma oportunidade a passeio tb poso usar o memso né?

    grata

    Liked by 1 person

    • Se você vem a passeio/férias, você precisa de um visto. Se vem para negócios, é preciso outro. Na imigração no aeroporto, eles perguntam o que veio fazer nos EUA. É bom manter os dois e usar o que for apropriado a sua visita 😉

      Like

Leave a comment