Validação do Diploma de Enfermagem nos EUA

 

NURSE

Olá Pessoal!

Esse é um post que eu queria publicar há muito tempo, mas como não sou enfermeira, dependia de uma amiga para escrever. Na verdade, o que fizemos foi: ela mandou por mensagem de voz a explicação, eu transcrevi e ela revisou 😉 A Michelly (minha amiga enfermeira) já trabalha em NY como enfermeira há mais de 5 anos. Essa validação serve para qualquer estado dos EUA.

Para avaliar as credenciais da enfermeira que se formou fora dos EUA, é preciso entrar nesse site:

A CGNFS fica na Filadélfia, mas tudo pode ser feito online, ou seja, é possível fazer tudo com a pessoa morando no Brasil (o que eu particularmente acho muito mais fácil).

É preciso pagar uma taxa (esse é o link com os preços: http://www.cgfns.org/services/ces-professional-report/) para começar o processo. Uma vez que essa taxa seja paga, eles enviam para o solicitante (no caso você 😉 ) uma lista de documentos que precisam ser enviados para eles. Como é a própria CGNFS que entra em contato com a sua universidade para pedir a documentação necessária, é preciso que alguém na universidade esteja a par do seu caso (para agilizar – sabe como é Brasil, não é?!). Os documentos serão enviados em português mesmo, pois a agência possui os seus próprios tradutores.

O histórico que eles pedem é o histórico detalhado – caso não haja, é preciso mandar o conteúdo programático SEPARADO – como aconteceu com a validação do meu diploma de psicóloga.

Todo esse trâmite de mandar e receber documentos (o andamento do processo) é possível ser acompanhado pelo aplicante, seja via internet ou mesmo ligando para a agência. O processo para a minha amiga levou uns 6 meses.

Agora, essa é só a PRIMEIRA PARTE!

Depois de validado o seu diploma, a agência envia ao solicitante um documento chamado ATT (authorization to take the test). Só receberá esse papel se os seus documentos forem aceitos (no caso, validado). A partir disso, a pessoa estudará para fazer a prova da licença. Toda a pessoa que se forma em enfermagem tem que fazer – isso não vale apenas para quem estudou fora do país. Passando nessa prova, o profissional já consegue a licença.

O nome da prova de licença é NCLEX (National Council Licensure Examination).

Quando o solicitante receber o comunicado de que o seu diploma foi validado, no próprio documento vem escrita todas as informações necessárias para se inscrever na prova. Caso já queira dar uma olhada na prova, o site deles é esse:

No wikipedia também tem uma explicação detalhada:

Para trabalhar legalmente nos EUA é preciso ter autorização (visto de trabalho ou green card). Na época dela, existia o visto de enfermeiro, mas conforme uma pesquisa que eu fiz, esse visto foi extinto em 2009.

Eu sei que o processo parece difícil, mas não é! Eu mesma validei o meu diploma aqui (com a ajuda da Michelly, que imprimiu todos os formulários e foi um dia lá em casa para me ajudar a preenchê-los ❤ ). Para mim, parecia tudo muito difícil, mas depois que passa você vê que não é 😉

Uma dica: não deixe para fazer essa validação no final do ano. Aliás, acho que a melhor época para começar é depois do carnaval 🙂 Eu digo isso não pelo problema daqui (aqui quase não tem feriado), mas pela questão da universidade e dos correios no Brasil.

Espero que este post seja útil 🙂

Vejo vocês no próximo post! Byyyeeeeee

 

44 thoughts on “Validação do Diploma de Enfermagem nos EUA

    • Oi Henrique, eu acredito que esta informação deve constar nos pré-requisitos da licença. Eu confesso que apenas coloquei o link, mas não li os requirements 😦 Acredito que você precisa apresentar o diploma de formado

      Like

  1. é verdade que tem de fazer 120 horas de curso para complementar os creditos exigidos?
    qual meu primeiro passo? eu posso ficar morando nos eua ate eu receber licensa de RN ou green card?

    Liked by 1 person

    • Henrique, tudo depende do curso que você fez. Só quem vai poder responder isso são eles (na hora em que você mandar os seus papéis). O primeiro passo é você acessar o link e ver todos os documentos exigidos e providenciá-los 😉 A licença de enfermeiro NÃO dá direito a trabalhar aqui. É preciso conseguir um visto de trabalho. O green card só se consegue depois que tiver o visto de trabalho OU se casar com uma cidadã americana que possa provar que tem condições de sustentá-lo 😉

      Like

  2. Olá, estou pensando em iniciar o processo de validação do meu diploma. Porém tem detalhes que eu gostaria de conversar com alguém pra me ajudar a tomar a decisão. Seria possível você ver com essa sua amiga que trabalha ai se ela pode me dar umas dicas. Por e-mail seria legal ou qualquer forma de contato mais cômoda pra ela. Veja com ela se podemos trocar figurinhas, meu irmão mora nos EUA há alguns anos e penso em imigrar também.

    Grata, Michelle.

    Liked by 1 person

  3. Olá, gostaria de iniciar esse processo de validação do meu diploma de enfermeira. Gostaria de ajuda e mais detalhes. Por favor, veja com sua amiga se ela pode me dar mais detalhes.
    Obrigada. Rafaela

    Liked by 1 person

  4. Olá boa noite ! Meu esposo vai iniciar o processo para validar o diploma para enfermeiro ! Será que você poderia me tirar alguns dúvidas 🙏🏻

    Like

  5. Olá!
    Constantemente dizem que é necessário realizar mais alguns créditos em universidade para complementação curricular em universidades. Você sabe mais ou menos quantos créditos são necessários e qual seria o custo aproximado disso? Provavelmente um amigo enfermeiro saberia dizer.

    Liked by 1 person

    • Oi Adolfo, os créditos dependerão da equivalência do seu curso, ou seja, eles só serão pedidos se faltar algo no seu curso. Minha amiga não precisou fazer nenhuma disciplina, mas realmente cada caso é um caso. O melhor seria mandar todos os seus documentos e ver o que o board diz. Eu validei o meu de Psicologia e também não precisei fazer nenhuma disciplina extra.

      Like

  6. Olá, meu nome é Sheyla e estou estudando para participar do processo de validação do diploma. Você pode tirar uma dúvida. Se conseguir um emprego, já posso dar entrada no green card, por ser enfermeira ou esse processo é demorado, como para qualquer profissional de outra área? Obrigada

    Liked by 1 person

    • Oi Sheyla, na verdade, quem tem de dar entrada no seu green card será o hospital que irá contratar você. Eu não tenho muita informação a este respeito, mas a minha amiga que escreveu este post preencheu os papéis para o green card dela (junto com um hospital) e até hoje não saiu o resultado (isso foi em 2009). Acredito que tudo depende do local que estiver contratando você 😉

      Like

  7. bom dia preciso retirar algumas duvidas a respeito disso e preciso de alguem para isso. Estou nos estados unidos e vou morar aqui pelos proximos anos e quero validar meu diploma, porem todavia surgem duvidas no caminho, quanto a universidade que cursei, tempo, o custo e por ai vai , tambem tenho especializacao entao e mais papel. vc poderia pedir para a sua amiga entrar em contato, eu ja estou estudando para o Nclex e quero realizar a prova em 2 estados, mas preciso tirar de algumas duvidas.

    Liked by 1 person

    • Boa tarde, Carolina! A minha amiga não faz consultoria individual (infelizmente, algumas pessoas foram grosseiras com ela e, por isso, estou proibida de passar o contato dela). Contudo, todas as perguntas postadas aqui no blog serão respondidas. O bom é que assim, a informação de um poderá ser útil para outro 😉 Obrigada!

      Like

  8. OLA BOA TARDE TUDO BEM ? eu moro aqui na Florida, Sou Dr. Researcher aqui no college of medicine. Por gentileza voce tem algum em-mail para eu poder tirar umas duvidas com voce para minha irma? Obrigado

    Liked by 1 person

    • Olá Gean, bom dia! Tudo bem e você? Infelizmente, eu não respondo nenhuma mensagem privada. E isso por dois motivos: tudo o que eu sei sobre o assunto, eu escrevi no post, todas as informações referentes ao post são úteis para outras pessoas (a sua dúvida pode ser a de outro). Referente a este tema, sugiro que as perguntas sejam endereçadas diretamente para o órgão competente da profissão. Caso queira deixar as perguntas aqui e eu puder ajudar (ou às vezes até outra pessoa que leu o post e sabe a resposta), eu volto para responder. Obrigada por sua mensagem! 🙂

      Like

  9. Boa tarde! Meu nome é Thamyris. Eu gostaria de saber se eu posso dar entrada na licença sem o visto de residência ou eu preciso ter o visto de residência primeiro?

    Liked by 1 person

  10. Ola, eu já moro nos Estados Unidos a 9 meses. Estou atualmente em uma Community College até conseguir a validação que começarei essa semana. Minhas dúvidas são: pelo fato de eu ser apenas enfermeira e não ter uma especialização fica mais difícil? Estando nos Rstados Unifos já legalmente com o visto F1 é mais fácil? Eu cancelei meu COREN antes de vir mas tenho uma pessoa lá que tem autorização para validar de novo. Em questão da tradução vi que você disse que eles traduzem e alguns falam que tem que ser juramentado mas como vim para uma escola aqui ele se não aceitam juramentacao, isso é válido apenas para Europa, tradução pode ser simples. Se ajudar na resposta de alguem

    Muito obrigada

    Liked by 1 person

    • Olá, sobre a especialização, eu não sei informar. Quanto ao F-1, minha amiga entrou com os papéis dela quando estava com este visto e o processo é o mesmo (isso não interfere). Esta questão de aceitação dos papéis com ou sem ser juramentado, pode ficar mudando no decorrer dos meses/anos. O importante é, na hora em que entrar no site, verificar esta questão.

      Like

  11. Boa tarde, estou interessada em dar entrada ao processo de validação do meu diploma para trabalhar nos EUA, aqui no Brasil teria alguém para me ajudar nesse processo que vc saiba? As agencias de viagens fazem isso? Obrigada!

    Liked by 1 person

    • Oi Juliana, eu não conheço nenhuma agência para indicar. Não sei dizer se uma agência de viagens oferece este tipo de serviço (eu acho que não). Eu recomendo você fazer sozinha. Não é difícil. O problema é que é muito papel para juntar 😦 Uma pessoa conhecida acabou de passar pelo processo e pedi para que escrevesse um post para o blog. Vamos aguardar 😉

      Like

  12. Olá, Parabéns pelo post!!! Se não for abusar da sua grande boa vontade, gostaria de saber se essa informação de aplica para quem é técnico em enfermagem, se tem o mesmo “rigor” ou se não, enfim, como é essa categoria de trabalho lá e como se adequar a ela.

    Like

  13. BOA NOITE!
    ESTOU SUPER INTERESSADA EM VALIDAR MEU DIPLOMA, MAIS TENHO ALGUMAS DÚVIDAS AINDA, SERA Q ALGUÉM PODE ME AJUDAR.
    É PRECISO SABER ENGLÊS PARA VALIDAR ?

    Liked by 1 person

  14. Ola !
    Primeiramente obrigada por compartilhar conosco suas experiências e tambem de sua amiga.
    Eu sou enfermeira ha 13 anos no Brasil e me formei na USP. Estou interessa na validação do diploma nos EUA. Você saberia mais informaçoes sobre a prova que é aplicada? Como se estrutra? A prova é online? Sera que consigo fazer fo Brasil?

    Abraços!

    Liked by 1 person

    • Olá Marisa! Obrigada! Não sei detalhes sobre a prova, mas acredito que não seja difícil encontrar o conteúdo dela na internet. A prova é feita pelo computador e é preciso fazer por aqui. O que você pode fazer do Brasil é a prova de idiomas (TOEFL ou IELTS). Primeiro veja em qual estado você deseja residir e, então, busque também pelo board dele. Geralmente, há cursos para as provas. Abraços e boa sorte!

      Like

  15. Ola,

    Sou formada em BH, Bacharel em enfermagem pela UNIBH, tenho um ano de experiência como enfermeira de saude da familia pelo sus (UBS) gostaria de uma orientação sobre o processo. É so escolher o estado no qual desejo trabalhar e fazer a aplicação para validação para este estado. Preciso fazer teste de profeciencia de ingles> conto com sua ajuda,
    Obrigada, Deus te abençoe!

    Like

    • Oi Lucina, exatamente! Escolha o estado e, então, siga o processo. É preciso sim fazer a avaliação para avaliar o seu inglês, já que você trabalhará diariamente com pacientes. Inclusive, eles pedem um escore mínimo de cada parte do teste. Me lembro que esta minha amiga já estudava inglês aqui nos EUA há mais de 2 anos e precisou repetir a prova 3 vezes para conseguir a nota mínima exigida em cada requisito (speaking, listening, etc). Boa sorte! Cris

      Like

  16. Ola! Eu gostaria de saber se uma enfermeira com diploma brasileiro e com visto e permissao pra trabalho nos EUA pode trabalhar como tecnica de enfermagem?

    Liked by 1 person

  17. Olá, gostaria de saber se existe tempo minimo de curso! apesar a 10 anos, a minha faculdade foi de 4 anos! Existe algo a respeito?

    Like

Leave a comment