Perguntas e Respostas Sobre o Visto O-1

dhsLogo

Com o sucesso que o nosso post sobre o visto O-1 está fazendo, acabamos recebendo algumas mensagens via e-mail e, para que a informação circule, decidimos respondê-las aqui no blog. Lembrando que NÃO SOMOS ADVOGADOS E NEM TRABALHAMOS PARA NENHUM. Temos o visto O-1 e O-3, já estamos na terceira renovação e nos propusemos a escrever sobre o visto pois se é algo confuso até para o pessoal do Consulado americano, imagine para nós…rs

Apesar de já perguntarem sobre isso, NÓS NÃO DAMOS CONSULTORIA pois acreditamos que seria leviano de nossa parte fazer o trabalho de um paralegal/advogado sem termos a licença e a bagagem para isso.

Todas as informações contidas em nossos posts sobre o O-1 são baseadas em NOSSAS EXPERIÊNCIAS com o visto. Fazemos com o mesmo advogado desde o primeiro visto (2010) e, algumas vezes, ele nos ajuda (informalmente) com as respostas aqui 😉

Vamos para as perguntas:

1) Para entrevista no consulado no Brasil, quem é que arca com despesas de passagens e hospedagem? Já que ele(meu esposo) terá que sair dos EUA para o Brasil para essa entrevista. E você sabe onde podemos encontrar esse informação escrita?

RESPOSTA: Primeiramente, é bom deixar claro que não existe a obrigação de viajar ao Brasil para pegar o visto, a menos que a pessoa queira sair do país. Morei de 2012 até agora sem sair do país e estou legal. O visto pode ser pedido em qualquer consulado americano no mundo. Eu particularmente nunca li em lugar nenhum falando sobre essa questão de quem deve pagar. Tudo nosso foi arcada por nós (por isso não viajamos para fora de NY como gostariamos). Acredito que isso deva ser algo para ser tratado direto com o sponsor. E não esqueçam de incluir isso no contrato, pois aqui as pessoas são processadas facilmente e o juiz vai querer ver onde está o PAPEL com o acordo 😉 Eu li que no caso do profissional que possua o O-1 ser demitido, quem deve arcar com as despesas de retorno dele ao seu país de origem é o sponsor. Isso consta no site da imigração, na sessão do O-1 visa (mas lá não fala se deve pagar para as pessoas que possuem o O-3).

2) Os EUA reconhecem união estável?

3) Consigo matricular as minhas 2 filhas na escola normalmente? (O3 não permite trabalho, estudar pode?)

RESPOSTA: Até crianças ilegais conseguem se matricular. O O-3 não permite trabalhar, mas permite estudar sem problemas (isso vale para as crianças e adultos).

4) Depois dos 21 anos minhas filhas perdem o direito ao O3?

RESPOSTA: O sistema imigratório está sofrendo reformas e, por isso a minha resposta é: não sei até lá 😉 Vale lembrar que, depois do direito do Green Card através do casamento, o visto O-1 é o que mais dá GC. Por isso, quem sabe vocês não dão entrada no pedido do GC antes de suas filhas completarem os 21? 😉

5) Meu marido pode tentar o visto O-1 dele e depois eu tentar outro tipo de visto pra mim e para as nossas filhas?

RESPOSTA: Pelo que a gente já se informou, não é possível fazer solicitação após a expedição do application. Contudo, essa informação já é antiga e eles podem ter mudado. Vale a pena consultar o advogado que estará cuidando do caso de vocês.

6) Que tipo de pessoa se qualifica para ser sponsor?

RESPOSTA: para ser sponsor de um O-1, é preciso ser cidadão americano ou ter o green card. É necessário que seja da área de atuação da pessoa que está solicitando o O-1. Pode ser também feito através de uma escola/empresa.

7) Dá para fazer o pedido de visto O-1 sem a ajuda de um advogado?

RESPOSTA: Sim. Contudo, a probabilidade do visto ser recusado (principalmente se você nunca fez isso e não tem a ajuda de ninguém que tenha feito) é maior. Já estamos no TERCEIRO processo do O-1 e sempre fizemos com o advogado. TENHAM MUITO CUIDADO COM O ADVOGADO ESCOLHIDO PARA FAZER O O-1. Tem muito picareta por aí dizendo que sabe trabalhar com o O-1 e, na verdade, não sabe. Esse é um visto que pede muitos documentos e, não são todos os advogados que estão qualificados para fazer este tipo de visto. Nunca se esqueçam que, muitas vezes, o barato sai caro 😦

Esse é o link da imigração sobre o visto O-1: http://www.uscis.gov/working-united-states/temporary-workers/o-1-visa-individuals-extraordinary-ability-or-achievement

Vejo vocês no próximo post! Byeeeeeeeeeee

17 thoughts on “Perguntas e Respostas Sobre o Visto O-1

  1. Queria saber se pode me ajudar
    Sou tatuador e ja trabalhei 20 dias em Miami em um estudio de tatuagem
    pretendo mudar mas não sei qual visto pedir e como aplicá-lo
    os donos dos estudios que conheço disseram que me contratariam se eu conseguisse um visto

    muito obrigado

    Liked by 1 person

    • Oi James. O melhor a fazer é você procurar um advogado em Miami: ele olhará todos os seus documentos e verá qual o melhor jeito de você conseguir um visto de trabalho. Para o visto O-1, junte todos os recortes de jornais e revista que você tem para levar como evidência. Boa sorte!

      Like

  2. Olá!
    Tenho duvida sobre o advogado… Vocês contrataram um advogado nos EUA. É melhor usar um advogado americano? No Brasil não tem advogados para este assunto, ou os Brasileiros não tem a experiencia necessária?
    Se tem que ser americano, precisa ser da cidade para onde pretendo ir, pra facilitar os contatos dele com os lugares necessários?

    Obrigado!

    Liked by 1 person

    • Olá Neimar. Contratamos um advogado americano porque já morávamos em NY quando aplicamos para este visto. Eu não sei informar se há advogados que cuidam desse visto no Brasil. Se houver, não são muitos. Se você optar pelo advogado americano, ele pode ser de qualquer estado americano. Ele vai preparar o seu caso: quem vai correr atrás dos documentos e de contatos é você 😉 (pelo menos, é assim que o nosso advogado faz) 🙂

      Like

  3. Oi!!!! Tenho uma pergunta: Moro em NY e estou em processo de obtencao do meu O1. Quando o visto sair, pelo o que entendi, eu posso ficar morando e trabalhando aqui legalmente sem me preocupar certo? Porem, se eu precisar ir ao Brasil, posso pegar o stamp no passaporte estando em NY? Ou seja, a minha ideia e pegar o stamp antes de sair de NY. Isso e possivel?

    Muito obrigado!

    Bill

    Liked by 1 person

    • Oi Bill. Exatamente: saindo a aprovação, você não precisa sair de NY para pegar o stamp no passaporte. Não existe como você pegar o stamp nos EUA. Você pode pegar em qualquer consulado no mundo (fora dos EUA). Há alguns dias atrás, teve um rapaz que teve o stamp negado do visto O-1 dele em Londres. O negócio é imprevisível (se vão te dar ou não o stamp). Abraços

      Like

  4. Oi! Em primeiro lugar, parabéns pelo site. Muita informação interessante, principalmente em relação ao visto O-1. Enfim, gostaria de saber como funciona o processo de renovação da Stamp no Brasil. Preciso agendar uma entrevista no Consulado? Muito obrigado!

    Liked by 1 person

  5. Olá! Em primeiro lugar, muito obrigado por todas as informações. É difícil achar algo sobre o visto O-1 fora do seu blog. Parabéns! 🙂

    Estou com o visto O-1 aqui desde Junho e minha esposa e filha com o O-3. Elas vão precisar sair do país (vão para Dublin) e terão que renovar o stamp lá. Estou preenchendo o DS-160 e não sei qual endereço colocar para elas. Acredito que eles esperem o endereço do Brasil (já que o O-3 é visto de não imigrante), mas não faz sentido não colocar o daqui dos EUA, já que nos mudamos completamente para cá. Você poderia me ajudar? Outra coisa, já que já fazem mais de 3 meses, o meu stamp também expirou, mas como não vou sair do país, não vou renovar agora. Tem problema elas aplicarem sem mim, já que não vou sair do país?

    Muito obrigado desde já pelas informações e parabéns novamente!

    Liked by 1 person

    • Oi Bruno, pode colocar o endereço de vocês nos EUA. Quando eles querem o endereço do seu país de RESIDÊNCIA PERMANENTE, eles deixam claro no formulário. Sobre o seu stamp ter expirado, isso não afeta EM NADA o pedido delas, pois o que importa é a sua carta de aprovação onde consta por quanto tempo você pode morar/trabalhar nos EUA. O stamp é apenas para o trânsito de entrar e sair dos EUA 😉 Depois, se quiser voltar aqui no blog para contar como foi tudo, seria bacana 😉 Boa sorte!

      Like

      • Olá! Só passando para relatar que ocorreu tudo bem na entrevista da minha esposa e filha em Dublin. Elas foram ao consulado no horário marcado, foram muito bem atendidas. O oficial, num primeiro momento, não havia percebido que ela estava reaplicando para o O-1 (pensou que fosse B-2) e, por isso, não entendeu por que ela precisava de um novo visto. Depois que ela esclareceu, o stamp dela foi renovado e ela voltou para os EUA sem problemas. Obrigado mais uma vez!

        Liked by 1 person

  6. Ola viajante sem mala !!!
    tenho o visto O3, estou vivendo em Miami desde dez – 2015, essa semana fui tirar a habilitacao e para minha surpresa nao pude(aff), segundo a senhora que me atendeu meu i-94 esta vencido,eu expliquei a questao do tempo de permanecncia,mas ela disse que o que vale e esse i-94. Voce tem alguma experiencia com esse tipo de problema.
    obrigada

    Liked by 1 person

    • Oi Jaqueline! Imagina só: se o próprio pessoal dos consulados algumas vezes tem problemas com esse visto (por falta de informação), imagine em outros locais. Já passamos por isso sim. O que você tem que fazer é levar a PETIÇÃO original, onde consta o período da sua permissão para morar nos EUA. Quando fomos tirar a nossa, foi um show também: levamos mais de 2 horas esperando a tal chefe ir atrás de informações sobre esse visto. Agora, isso foi em 2010. Imagina só! Para ajudar, talvez você pudesse levar cópias da página da imigração americana explicando sobre a validade de 3 meses do visto (e, por conseguinte, por isso que só os 3 meses). Depois volta para contar como foi 😉 Boa sorte!

      Like

Leave a comment