Dica de Compras: Qual É A Câmera Ideal Para Ser Levada Em Uma Viagem?

Hoje o nosso post foi escrito por uma amiga nossa (Luana Degobi) que é fotógrafa profissional e aceitou nosso convite para escrever sobre qual câmera é a ideal para viajar.

“Primeiro deixa eu me apresentar. Me chamo Luana Degobi, sou fotógrafa há 5 anos e registro sorrisos de crianças.  Estou colocando meu blog “Meu Mundo Menininha” no ar ainda esse mês e nele vai rolar assuntos de viagens e coisinhas de menininhas. A convite da amiga Cris, vim contar um pouco da minha experiência e ajudar a vocês a escolherem uma câmera boa para registrar tudinho na viagem.

Quem é que não gosta de viajar e sair registrando todos os momentos? Eu digo que a fotografia tem o poder de congelar todas as imagens que vemos durante o passeio e que mesmo registrando nas nossas memórias, ao olhar uma fotografia, todo aquele momento retorna com força. Certo? Com o mercado cheio de opções, deixando até nós fotógrafos profissionais com dúvidas,  precisamos responder algumas perguntinhas para nós mesmos:

Para que preciso de uma máquina? Você quer fazer registro de tudo certo?

Então, com certeza você vai precisar de uma câmera que ofereça fotos com baixa luminosidade, retratos, fotos macro (para objetos perto e com detalhes focados), fotos em movimento, panorâmica para paisagem. Partindo desse princípio, então vamos pensar:

Bateria ou pilhas?

Na minha opinião, bateria, pois elas tem maior durabilidade. As pilhas acabam muito mais rápido e as recarregáveis nem sempre são as melhores indicadas. Não esqueça de comprar uma bateria reserva.

Quanto de megapixel?

Se é uma câmera para você registrar sua viagem e depois revelar suas fotos até 20×30, uma câmera de 10mp já atende as suas necessidades.

Mas Lu, qual câmera escolher então???!!!

Compacta X DSLR?

O mercado também está mais acessível para comprar uma DSLR, porém levanto alguns pontos negativos (apesar de ser profissional).

* Essas câmeras são pesadas. Você precisa ter lentes claras (que significa com maior abertura) e essas lentes são caras. Também tem o caso de sujar mais rápido o sensor caso tenha mais de uma lente e tenha que ficar trocando as mesmas.

* Outra coisa muito importante: você precisa aprender a usar a câmera, porque do que adianta ter uma Ferrari na mão se você mal sabe dirigir um fusquinha? Sério, não me levem a mal. Eu aconselho a todos que querem comprar uma câmera profissional a fazer um cursinho básico e aprender a mexer no seu equipamento.

As câmeras compactas tem vantagens de serem menores, leves, mas nem sempre são boas. Se pesquisar hoje, as marcas tem feito câmeras com uma qualidade bem superior e com recursos que ajudam a quem está fotografando.

Minha primeira viagem para fora do Brasil foi para a Disney e levei a minha câmera profissional. Confesso que muitas das vezes deixava-a na mochila, porque me incomodava ficar levando ela, fora que toda hora tinha que guardar por causa dos brinquedos, e como trabalho na área, quando viajo quero descansar um pouquinho.

No outro ano, pesquisei uma compacta e escolhi a G1X da Canon, e super indico. Clarooooo que ela me deixa na mão algumas vezes, porque quero que ela faça o que uma DSLR faz né? 😉 Mas ela tem feito imagens ótimas. Ela fotografa em RAW: isso significa que consigo fazer edição nela com arquivo cru. Ela tem um ISO que vai a 12800. Tem abertura 2.8/5.8 (lembrando que 2.8 só na grande angular), ela tem entrada para encaixe de flash externo (dedicado), o zomm dela é de 4x zoom ótico e ainda filma em full hd. Esses foram os motivos que me levaram a ter uma compacta para viajar. Levei para Disney a segunda vez e para BsAs.

Então, na hora de escolher sua câmera, seja ela profissional ou compacta, observe esses detalhes importantes.

ISO – quanto maior o ISO mais clara podemos deixar a foto, lembrando que quanto maior o ISO mais granulada a foto fica. Ou seja, foto com grãos.

ABERTURA (DIAFRAGMA) – quanto menor o diafragma, mais luz entrará na foto. Só que sendo uma lente com zoom, o diafragma só terá abertura maior na grande angular.

ZOOM – Quando você está procurando uma câmera digital você sempre ouvirá duas coisa: zoom ótico e zoom digital. Lembre-se de olhar o zoom ótico, porque quando passa para o digital, passa a aumentar os pixels da sua foto, e ela ficara bem “pixelizada”.

Contudo, hoje no mercado tem os celulares que tem feito fotos bem legais (sério, isso não é pra mim risos) e a GoPro que tenho lido muito sobre a qualidade de video. Também sei que a estabilização dela é ótima e tem como fotografar embaixo d’água com caixa própria). Para fotografia não posso falar. Pois nunca testei. Comprarei na próxima viagem e poderei falar melhor sobre ela.

Agora é com vocês.. Lógico que a câmera profissional sabendo mexer vai render fotos perfeitas. Mas vocês decidem se querem encarar o peso o tamanho com ela ou preferem registrar legal e estar com uma câmera mais leve e menor. Ahhhhh e tem viagens e viagens. Estarei indo a NY esse ano, e não abro mão de levar minha profissional. Mas, farei apenas um dia de fotografia com ela. De resto deixarei descansando e registrarei com a G1x….

DICA: Todas as vezes que vocês postarem fotos de paisagens ou objetos, colouem o nome de vocês na foto. Afinal o olhar foi seu!!! E merece créditos! Mesmo que não seja profissional.

Segue as fotos que tirei com a G1X Compacta e a Profissional, respectivamente (fotos tiradas do mesmo lugar com câmeras diferentes)

a1 g1x

a2 camera profissional

b1 g1x b2 camera profissional

c1 g1x

c3 camera profissional

 

Foto explicação

Foto tirada sem flash e ISO 12800

(nota-se muitos grãos na foto, mas eu gostei e muito)

 

Abaixo segue algumas fotos com a  G1x e todas sem o uso do FLASH:

 

IMG_0152 copy

IMG_0402 copy

IMG_0636 copy

IMG_0722 copy

IMG_0760 copy\

IMG_0949 copy

IMG_1244 copy

 

Algumas sugestões de compras:

* Sony Cyber-shot DSC-RX100 II Digital Camera

* Sony Cyber-shot DSC-RX100 III Digital Camera

* Canon PowerShot S110 Digital Camera 

* Canon PowerShot G15 Digital Camera

* Canon EOS Rebel T3i DSLR Camera with EF-S 18-55mm IS II Lens Kit

* Canon EOS Rebel SL1 DSLR Camera with EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM Lens

* Nikon D3300 DSLR Camera with 18-55mm Lens”

 

Lu, obrigada novamente e espero tê-la por aqui em um futuro próximo!!! 😉

Adorei o post! E vocês? Espero que sim 🙂 Qualquer dúvida, pode deixar mensagem aqui que ela responderá 🙂

 

Para quem quiser saber um pouquinho mais da Luana Degobi, pode acessar os seguintes links:

Contato de trabalho: www.luanadegobi.com

Fanpage “Meu Mundo Menininha”: 

https://www.facebook.com/pages/Meu-Mundo-Menininha/689094581137076?ref_type=bookmark

 

10 thoughts on “Dica de Compras: Qual É A Câmera Ideal Para Ser Levada Em Uma Viagem?

  1. Luana e Cris, obrigada pela oportunidade de aprender um pouco mais sobre fotografia. Estou entusiasmada a aprender a usar estas máquinas profissionais. Bjs e sucesso para ambas.

    Like

  2. Primeiro, parabéns pela iniciativa do texto! Claro e direto. Como fotógrafo, bato palmas.
    Fica uma dica de mais uma super camera, compacta, mas “clara”, com sensor digital maior que as cameras compactas mais tradicionais, usada por profissionais para seus cliques mais rotineiros e a um preço humano:: Fujifilm X20 (vou compra-la mes que vem para minha esposa, quando chegar em NY!)

    E agora, um pedido de ajuda: descobri ONTEM a edição 2014 de uma revista identificada como ESPN BODY ISSUE 2014. O trabalho de fotografia com o corpo dos atletas é uma das coisas mais lindas que já vi! São vários atletas americanos e eu queria saber:
    – são varias revistas e várias capas ou uma so edição com todas as fotos?
    – já foi lançada?
    – é fácil encontrar em qualquer banca americana?

    Outras infos são super bem vindas!
    Abração

    Like

    • Oi André, obrigada por seu comentário e agradeço também a dica que você deu sobre a câmera.

      Sobre a revista (que eu não conhecia), segue as informações:

      – Esse Body Issue é uma edição anual, mas a revista da ESPN é biweekly. É uma ÚNICA edição contendo todas aquelas fotos.

      – Estará nas bancas a partir do dia 11 de julho.

      – Acredito que seja encontrada facilmente. Passe em qualquer Barnes and Noble (livraria) que eles devem ter. Talvez na livraria STRAND também tenha.

      Obrigada novamente e volte mais vezes 😉

      Like

    • Oi Andre obrigada também pelo carinho…
      Eu como canonzeira, sempre pesquiso pela tal. 🙂
      Adorei sua dica e já estou lendo sobre a mesma.

      Like

  3. Parabéns ficou muito bacana e divertida ao mesmo tempo , conseguiu passar algumas coisas técnicas da fotografia e ao mesmo tempo informar bem o que usar em um viajem sendo esse o Objetivo do post , ficou perfeito muito bom !

    Like

Leave a comment